Sensor de qualidade do ar feito com arduino

Imagem:

Compartilhar:

Sensor feito com tecnologia livre pretende medir poluição do ar em regiões críticas

Criado em 11/07/15 11h58 e atualizado em 13/07/15 11h04
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Os softwares livres oferecem uma gama de possibilidades e têm sido usados em diversos projetos que facilitam a vida das pessoas. Uma iniciativa está criando uma rede de sensores que vão captar amostras de ar, analisar e informar a qualidade do que estamos respirando nas grandes ou pequenas cidades.

O protótipo do projeto, feito com arduino, faz uma medição de partículas de combustível fóssil ou de queimadas e informa, em tempo real, as alterações ocorridas ao longo do dia. “Ele consegue detectar partículas de 2,5 e 10 micômetros, e a leitura de partículas desse tamanho no ar consegue inferir em tempo real se existe queima próximo a uma floresta que represente perigo de devastação, por exemplo”, explica Ricardo Guimarães, o Guima, desenvolvedor da Associação Ecologia Digital.

Sensor de qualidade do ar feito com arduino
Creative Commons - CC BY 3.0 - Sensor de qualidade do ar feito com arduino. Foto: Ana Elisa Santana/Portal EBC

Mapa colaborativo

Todas as informações são enviadas para a plataforma Opendustmap, onde é possível clicar em cada um dos pontos e ver uma linha do tempo com as medições. A ideia é que o mapa colaborativo cresça, com a participação de pessoas comuns interessadas em medir a qualidade do ar em seus bairros. Para instalar, basta configurar o wifi e geo-referenciar a posição da sua casa.

O processo de instalação e configuração tem sido ensinado em hackerlabs (oficinas hackeres) realizados no Largo da Batata, em São Paulo, junto com o coletivo Garoa Hacker Clube. É no Largo da Batata, também, que está instalado o primeiro dos protótipos de medição da qualidade do ar. Em uma banca de revista na Avenida Faria Lima, ligada ao sensor, foi instalada uma fita de led que informa os índices de qualidade do ar às pessoas na região. 

O sensor é um projeto colaborativo feito com o Dustduíno.org, que está implementando o software, e o Earth Journalismo Network, que financiou a prototipagem e o desenvolvimento, e a Associação Ecologia Digital, que já tem algumas iniciativas como o Código Urbano.

A primeira etapa do projeto tem dois protótipos já em funcionamento, no Largo da Batata e no Minhocão, em São Paulo, e mais 35 prontos para instalação. O critério utilizado para escolher os locais será a criticidade dos pontos, como avenidas que têm intensa movimentação de veículos.

O custo atual de um equipamento desses é de aproximadamente 100 dólares, incluídos o módulo de qualidade particulado, o arduino e a wifi. “É um valor bom se considerar que é um instrumento científico de alta precisão”, considera Guima. Ele afirma ainda que o valor tende a diminuir, uma vez que o equipamento deve passar a ser prototipado em larga escala.

Por ser feito em plataforma aberta, as pessoas podem adicionar mais componentes como sensores diferentes para captar CO², temperatura, umidade. Assim, ele pode passar a enviar mais dados para a plataforma, de acordo com as necessidades de cada ponto.

Qualidade da água na Amazônia

Também está sendo desenvolvido pela Rede Infoamazônia um projeto em que será monitorada a qualidade da água consumida por famílias de 25 comunidades ribeirinhas em Santarém, no Pará. O sensor batizado de Mãe D'água deve ajudar a população da região, que sofre com epidemias relacionadas à falta de estrutura e de saneamento básico na água.

De acordo com Guima, atualmente há análise da água em Santarém apenas duas vezes por ano e, a partir dessas leituras, é atestada a qualidade da água para milhares de pessoas. Esta frequência, segundo ele, é questionável. “A medição pode ser feita em um momento em que a qualidade pode estar muito boa ou muito ruim, e esse resultado acaba valendo por um semestre todo”, avalia.

Com o sensor Mãe D'água, também feito com tecnologia livre, a leitura será feita de hora em hora. “Um sensor com tecnologia livre possibilita que um engenheiro que entende de eletrônica acesse o projeto e replique, faça melhorias, ajuste a ferramenta de acordo com a necessidade da região”, celebra Guimas. 

Assim como o sensor de poluição do ar, o Mãe D'água enviará os dados coletados para visualização online, este na plataforma de monitoramento da Infoamazônia. Os moradores da região, por sua vez, vão poder também se cadastrar pra receber as informações por SMS. 

* A EBC participa da 16ª edição do Fisl como apoiadora do evento, que acontece entre 8 e 11 de julho em Porto Alegre.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário