mercado audiovisual

Imagem:

Compartilhar:

Ver TV analisa produção audiovisual na América Latina

Criado em 22/09/15 10h34 e atualizado em 22/09/15 11h55
Por Ver TV Fonte:TV Brasil [2]

Por muito tempo, o Brasil foi acusado de virar as costas para a América Latina. Os olhos de grande parte dos brasileiros estavam voltados para os Estados Unidos e a Europa. Mas, ainda que lentamente, a situação está mudando.

O Mercosul e a Unasul têm colaborado para maior integração dos países do continente na política e na economia. Na cultura, o processo é mais lento, embora já existam iniciativas bem sucedidas.

Este Ver TV [3] recebe Luis Gonzalez Zaffaroni, diretor-executivo do DocMontevideo, encontro documental das televisões latino-americanas; a diretora-executiva da Televisión América Latina (Tal), Malu Viana; e o coordenador do curso de jornalismo da Universidade Nove de Julho, Alexandre Barbosa, pesquisador do Centro de Estudos Latino-americanos sobre Comunicação e Cultura da Universidade de São Paulo.

Assista na íntegra:

O programa ainda exibe entrevistas com a professora de comunicação Michele Dacas, doutoranda em comunicação na Universidade Federal de Minas Gerais e relações públicas da UNILA, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu (PR); com Francisco Cesar Filho, que organiza o Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo; com a jornalista Teresa Otondo, pesquisadora e autora do livro Televisão Pública na América Latina: para quê e para quem?; e com Ana Maria Magalhães, diretora do documentário sobre Darcy Ribeiro, exibido pela TV Brasil.

Ana Maria Magalhães retrata o antropólogo Darcy Ribeiro através de um documentário [4]

Ana Maria Magalhães, diretora do documentário O Brasil de Darcy Ribeiro exibido pela TV Brasil [5] e que  venceu o prêmio Tal, na categoria melhor série documental, fala sobre a importância do antropólogo para a América Latina.

Segundo Ana Maria, é cada vez mais importante que se ouça Darcy Ribeiro.“Ele foi um dos grandes pensadores brasileiros. Darcy teria que estar numa série sobre a América Latina, pois ele viveu um exílio no Peru, no Chile e no Uruguai.  Ele passou pela América Latina com uma presença muito forte, pois ele escreveu livros, reformou universidades, participou do governo Allende.".

Michele Dacas diz que as TVs públicas podem unir diferentes culturas [6]

Michele Dacas, professora de comunicação da  Unila, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, vem pesquisando a produção audiovisual do continente e fala da importância das TVs públicas na divulgação dessa produção.

A professora acredita que é preciso investir em parcerias com outras televisões públicas e buscar criar outras instituições como a TAL (Televisión América Latina), uma rede de intercâmbio e divulgação da produção audiovisual criada em 2003.

Tags:  Ver TV [7], TV Brasil [8], audiovisual [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário