Voluntários podem "adotar" uma carta disponível nas agências e atender o pedido das crianças.

Imagem: Marcelo Camargo/ABr

Compartilhar:

Projeto colaborativo atende cartinhas de crianças carentes no Natal | PComBr | Ano 02 #33

Criado em 21/12/15 17h58 e atualizado em 06/01/16 19h54
Por Portal EBC

Apadrinhamento virtual de cartinhas de Natal, inclusão digital de indígenas na Amazônia e o bloqueio do WhatsApp foram os temas do Ponto Com Ponto Br desta segunda (21).

Em clima de Natal, o programa conversou com Rodrigo Fraga, um dos organizadores do projeto Ajudantes do Papai Noel [2], que reúne doações por crowdfunding para atender pedidos de crianças carentes. O apresenador Anderson Falcão também conversou com Ivaneide Bandeira, da associação Kanindé, que em parceria com o Google e outras entidades organizou um treinamento com índios de 17 etnias para criação de mapas culturais de suas comunidades. O bloqueio temporário do aplicativo WhatsApp no Brasil por determinação da Justiça também esteve na pauta do programa. A editora de redes sociais do Portal EBC, Cibele Tenório, comentou o grande número de downloads do aplicatico Telegram, uma alternativa ao WhatsApp.

 

7'10" Rodrigo Fraga fala sobre o projeto Ajudante de Papai Noel

O projeto agrupou mais de 90 cartas e as disponibilizou pela plataforma de financiamento coletivo Catarse. Cada colaborador pode contribuir com quanto puder.

16'27" Ivaneide Bandeira, da associação Kanindé, explica o projeto de inclusão digital indígena para mapeamento cultural de seus territórios

Em dezembro, o Google, em parceria com outras entidades, realizou um treinamento em Porto Velho (RO) para capacitar os índios de diversas etnias para fazerem um mapeamento cultural e monitorarem seus territórios por meio de ferramentas como o Google Earth e o Open Data Kit. "Os índios são muito curiosos sobre tecnologia e sabem usar o celular para suas necessidades", afirma.

28'32" Demi Getschko, membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), comenta o bloqueio temporário do WhatsApp no Brasil

Para Getschko, as reações da população, que condenou a decisão da Justiça de bloquear temporariamente o app, é uma lição positiva a ser aprendida do caso.  "A medida extrapolou o que se queria, e o dano foi maior do que o previsto", disse.

Ouça o programa na íntegra.

Músicas do programa

2'24" Rico Dalasam - Honestamente - Make Noise [3]

11'39" Tulipa Ruiz - Dia a Dia, Lado a Lado [4]

24'49" Dingo Bells - Eu Vim Passear - Maravilhas da Vida Moderna [5]

40'50" China - Cores Novas - Telemática [6]

52'40" Siba - Meu Balão Vai Voar [7]

 

Creative Commons - CC BY 3.0 - ponto com ponto br dia 21/12

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [18] Fazer uma Reclamação [18] Fazer uma Elogio [18] Fazer uma Sugestão [18] Fazer uma Solicitação [18] Fazer uma Simplifique [18]

Deixe seu comentário