Imagem: Nasa / Divulgação

Compartilhar:

Mapa gravitacional de Marte é divulgado pela Nasa

Criado em 21/03/16 20h26 e atualizado em 21/03/16 20h52
Por Líria Jade* Fonte:Portal EBC

A Nasa, Agência Espacial Americana, divulgou nesta segunda-feira (21) o mais completo mapa da gravidade de Marte. O mapeamento foi obtido usando os dados de Doppler e rastreamento gama recolhidos de três aeronaves da agência que se encontram na órbita marciana: Mars Global Surveyor, Mars Odyssey e Mars Reconnaissance Orbiter.

O novo mapa revela características da composição interna do planeta vermelho. Isso será útil, segundo os pesquisadores, para futuras missões exploratórias, já que o melhor conhecimento das anomalias gravitacionais poderá ajudar no posicionamento adequado de aeronaves na órbita de Marte.

De acordo com o especialista do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Antonio Genova, o mapa vai ajudar também a entender formações ainda misteriosas de regiões específicas do planeta.

O campo gravitacional foi recuperado a partir de 16 anos de dados continuamente coletados na órbita de Marte. As interferências de gravidade nas naves, foram separadas e eliminadas, para que o mapa fosse preciso. Foram necessários dois anos para remover os sinais não causados pelo campo do planeta vermelho. 

Em fevereiro, os dados já coletados pela Nasa sobre o planeta vermelho tinham servido de base para a divulgação de um mapa inédito do território de Marte. Foi a primeira vez em que se delineou o território de um planeta que não é a Terra. O trabalho foi feito pela agência britânica Ordnance Survey (OS).

*Com informações da Nasa

Tags:  Nasa [3], Marte [4], mapa de Marte [5], tecnologia [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário