Mulheres na tecnologia

Imagem: Google

Compartilhar:

Programa destaca o Dia da Mulher e presença feminina na web | PComBr | Ano 03 #43

Criado em 07/03/16 18h23 e atualizado em 08/03/16 10h04
Por Portal EBC Fonte:Rádios EBC

Apesar dos avanços femininos em muitas áreas, a tecnologia é um dos campos em que o predomínio masculino ainda é marcante. Essa foi uma das pautas do Ponto Com Ponto Br desta segunda (7), véspera do Dia Internacional da Mulher. O programa conversou com uma das criadoras do projeto Programaria [2], que busca empoderar as mulheres por meio da tecnologia, ensinando-as a programar computadores. O projeto está lançando uma campanha para discutir o machismo na área, com a hashtag #SerMulheremTech, que reúne depoimentos de mulheres que trabalham na área. A invisibilidade da mulher na história também foi discutida no programa, que conversou com a criadora da página As Mina na História [3], Bia Varanis. O movimento Vamos Juntas? [4], que nasceu nas redes sociais e agora está virando livro, também esteve na pauta.

 

12'08" Iana Chan, do Programaria [2], fala sobre a campanha #sermulheremtech

Segundo Iana, o objetivo da ação foi dar visibilidade a problemas causados pelo machismo na área de tecnologia. "O primeiro passo para transformar qualquer coisa é a informação. A gente decidiu lançar a hashtag para as meninas perceberem que não estão sozinhas (...), que existem dezenas de milhares de mulheres que vivem a mesma situação todos os dias", conta.

30'03" Bia Varanis conta sobre a criação da página As Mina na História [3]

A ideia para o perfil surgiu quando Bia, aos 17 anos, se deparou com uma foto de Maria Bonita durante uma pesquisa escolar. "Comecei a perceber que pouquíssimas vezes eu tinha estudado sobre mulheres e seus feitos na escola, então decidi fazer um projeto que envolvesse feminismo e história", relembra. Bia acredita que a internet tem um papel muito importante de trazer esse tipo de informação para o mundo físico.

45'40" Babi Souza, criadora do Vamos Juntas? [4], conta a experiência que a levou a criar o projeto, que está virando livro

O objetivo inicial do projeto era reunir mulheres para andarem juntas na rua e se sentirem menos ameaçadas pela violência ou assédio sexual. A ideia da página surgiu uma noite quando Babi sentiu medo de ter que passar por uma praça. "O maior medo das mulheres é da violência sexual, então por que não se unir à mulher que está do lado na rua para irmos juntas?", questiona.

 

Músicas do programa

2'56" Karina Buhr - Eu Sou um Monstro - Selvática [5]

7'21 Tulipa Ruiz - Da Menina - Efêmera [6]

19'56" Tássia Reis - No Seu Radinho [7]

26'18" Carol Conka - Tombei [8]

37'45" Elza Soares - Maria da Vila Matilde - A Mulher do Fim do Mundo [9]

41'27" Márcia Castro - 29 Beijos [10]

53'54" Anelis Assumpção - Minutinho  [11]

 

Ouça o programa na íntegra:

Creative Commons - CC BY 3.0 - ponto_com_ponto_br_7_de_marco.mp3

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [23] Fazer uma Reclamação [23] Fazer uma Elogio [23] Fazer uma Sugestão [23] Fazer uma Solicitação [23] Fazer uma Simplifique [23]

Deixe seu comentário