EBC recebe ministro do TCU para palestra sobre Governança Pública

Publicado em 27/07/2022 - 15:01 e atualizado em 27/07/2022 - 12:08

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, apresentou, na tarde desta terça-feira (26), a palestra Governança Pública: O Desafio do Brasil aos gestores e corpo diretivo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O evento foi realizado na sede da EBC, em Brasília, com transmissão por streaming para as regionais.

Ao iniciar a apresentação, Nardes afirmou que “tudo no país depende de uma boa governança”. Para o ministro do TCU, a governança pode mudar uma nação e fortalecer a luta contra a corrupção. “Não tem outra forma de lutar contra a corrupção a não ser por meio dos princípios da governança”, afirmou.

A mudança de cultura, de acordo ele, é fundamental no combate à corrupção. Nesse sentido, ele destacou a importância dos líderes na condução dessa transformação bem como a necessidade do estabelecimento do planejamento estratégico para alcance e monitoramento de resultados.

Augusto Nardes mostrou com o TCU, por meio da governança pública, tem contribuído para a mudanças concretas no país e explicou que eventuais falhas podem ser mitigadas por meio de um modelo de governança do Centro de Governo Brasileiro.  Segundo ele, é necessário vencer o desafio de fazer a máquina pública funcionar com base nos princípios da governança”.

tcu_ebc_mcajr_2607220884.jpg
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Nardes parabenizou a EBC por sua posição diferenciada em relação a outras instituições nacionais e apontou que, em termos de governança organizacional, a Empresa ocupa posição destacada.

Pela terceira vez consecutiva, a EBC lidera o ranking de Desempenho na Qualidade de Informação de Custos, na categoria Empresas Estatais Dependentes do Tesouro, à frente de 18 instituições. O resultado foi publicado em maio deste ano no relatório Foco em Custos da Secretaria do Tesouro Nacional.

Saiba mais

Ao encerrar, o ministro do TCU ressaltou que o incremento da competitividade, o fortalecimento das instituições, a liberdade econômica e a segurança jurídica são medidas relevantes para a governança e fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país. "Sem governança não tem esperança. Temos que estabelecer a governança como uma forma de passar esperança para nação, deixar a improvisação.  Não é tema de um governo ou de uma pessoa, mas de uma nação”.

O evento foi aberto pelo Presidente da EBC, Glen Valente, que lembrou a importância da realização de palestras com foco em governança, riscos e controle. Desde abril, a EBC tem promovido uma série de palestras voltadas para a capacitação dos gestores em temas como esses.

Também estavam presentes o Diretor - Geral da EBC, Roni Baksys; o Diretor de Administração, Finanças e Pessoas, Márcio Kazuaki; a Diretora de Jornalismo, Sirlei Batista; o Diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia, Pedro Boszczovski; e o Auditor Interno da EBC, Marcos Manzochi; e a Ouvidora da EBC, Christiane Samarco.

Compartilhar: