TV Brasil é a quinta emissora de maior audiência em São Paulo

Publicado em 13/07/2022 - 17:28 e atualizado em 13/07/2022 - 15:01

Rede Nacional de Comunicação Pública da TV Brasil é a que mais cresce no país

tv_brasil_switchers_abr_-_marcello_casal_jr.jpg

Em todas as regiões do país, a TV Brasil caiu no gosto dos telespectadores e é uma das emissoras preferidas durante a semana. Em São Paulo, o canal já é o quinto de maior média de público durante os fins de semana. O desempenho foi comprovado pelo Painel Nacional de Televisão (PNT), no qual a emissora pública se consolidou, no mês de junho, como a quinta emissora de maior audiência entre os 15 mercados que compõem o ranking.

De acordo com os dados mensurados pela Kantar IBOPE Media, a novela A Escrava Isaura é um dos destaques que agradaram os espectadores e lidera os TOP10 de programas da TV Brasil em junho. No ar desde janeiro, o clássico da teledramaturgia brasileira abre a faixa nobre da programação às 20h. A trama é apresentada de segunda a sábado, com reexibição na madrugada, à 0h15, e compacto semanal aos domingos, às 20h30.

Parques do Brasil e Meu Pedaço do Brasil, séries documentais produzidas pela emissora pública que revelam belezas e pontos turísticos do país, ocupam o segundo e terceiro lugares de audiência entre os TOP10. As atrações vão ao ar aos domingos, às 18h e 18h30, respectivamente.

A sessão com clássicos da sétima arte nacional Cine Retrô também se estabeleceu como um dos destaques da programação. Faixa que resgata preciosidades da nossa produção cinematográfica, o Cine Retrô é exibido na segunda, terça e quinta às 22h30, com reprise às 3h45, no sábado às 16h e 21h, e no domingo às 3h30.

Os seriados Ícones da Vida Selvagem, Esquadrão de Tubarões e Guardiões da Natureza também alcançaram números expressivos de audiência. Com exibições vespertinas e noturnas, as séries trazem à grade da TV Brasil documentários ambientais com espécies curiosas da fauna e da flora que ajudam o telespectador a descobrir a biodiversidade do planeta e a conhecer as maravilhas da natureza selvagem.

Outro destaque que figura entre os TOP10 de audiência da emissora pública é o programa Brasil Visto de Cima. No ar de segunda a sexta, às 16h e às 2h15, e de terça a sexta às 21h, a produção visita os lugares mais famosos do país, considerados cartões postais, e revela as maravilhas de pontos espetaculares e ainda desconhecidos pela maioria dos brasileiros. Com imagens aéreas de tirar o fôlego, a série traça um olhar de norte a sul sobre o território nacional.

Rede Nacional de Comunicação Pública da TV Brasil é a que mais cresce no país

A TV Brasil tem desempenho de destaque não apenas em audiência. A Rede de emissoras afiliadas à TV pública conta hoje com 54 afiliadas e mais quatro geradoras próprias, consolidando-se como a maior Rede de Comunicação Pública do Brasil.

Nos últimos anos, a TV Brasil aumentou em mais de 50% o número de afiliadas. Participam hoje da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) de TV, gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), as principais emissoras públicas dos estados. São elas: TVE do Rio Grande do Sul, Funtelpa do Pará, TV UNIFAP do Amapá, TV UNIR de Rondônia, TVU de Roraima, TVU de Recife, TV UFT do Tocantins, TV UFAL de Alagoas, TV UFPB da Paraíba, TV UFRN do Rio Grande do Norte, TV UFS de Sergipe, TV Guarapari, TV UFG de Goiás, TV Universidade de Mato Grosso, TV UFSC de Santa Catarina, TV Encontro as Águas, TVE Bahia, TV Antares, TV Pernambuco, Rede Minas, TV Ceará, TV Paraná Turismo e TVE do Mato Grosso do Sul. As duas últimas retomaram a afiliação recentemente.

Sobre a RNCP

A Rede Nacional de Comunicação Pública de TV tem o objetivo de difundir as produções da TV Brasil, além de fortalecer a produção regional por meio do intercâmbio de conteúdos artísticos e jornalísticos.

A afiliação à RNCP é firmada por meio de contratos e acordos de cooperação nos quais as emissoras se comprometem a transmitir a programação da TV Brasil e a participar de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico, capacitação, cessão de equipamentos e conteúdos de relevância nacional.

Até o ano de 2023, a EBC tem como objetivo chegar a cada capital brasileira com uma emissora afiliada de Rádio e TV. Atualmente, a rede está presente em todas as regiões do país com emissoras de Rádio em 17 capitais e com canais de TV em 24.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Redes sociais da TV Brasil

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil