Desfile da Independência garante audiência recorde para a TV Brasil

Publicado em 09/09/2022 - 12:49 e atualizado em 09/09/2022 - 09:54

Transmissões dos veículos da EBC foram destaque nas redes sociais

desfile_7_de_setembro_2022_1.jpeg
Foto Agência Brasil

TV Brasil conquistou audiência recorde com as transmissões do Bicentenário da Independência do país nessa quarta-feira. A cobertura jornalística do 7 de Setembro pelos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em tempo real direto de Brasília foi destaque em todas as plataformas. O sucesso da iniciativa permitiu que o cidadão assistisse aos principais momentos do evento.

A programação da emissora pública alcançou a primeira posição na audiência do Distrito Federal durante quase 1 hora ao longo da exibição do Desfile da Independência. A TV Brasil foi acompanhada por quase 1 milhão de pessoas nas três principais praças de medição: DF, RJ e SP.

Com quase quatro horas de duração, o especial mostrado na telinha permitiu à TV Brasil registrar altos índices de audiência. A transmissão começou às 7h30 com a edição especial do telejornal Brasil em Dia, sob o comando dos jornalistas Renata Corsini e Paulo Leite. Durante o evento, convidados participaram da cobertura junto com a jornalista Katiuscia Neri e explicaram a importância da efeméride.

desfile_7_de_setembro_2022.jpeg
Foto Agência Brasil

O desfile cívico-militar apresentado ao vivo pela TV Brasil teve visibilidade nacional. O conteúdo foi exibido de Brasília para todo o país por meio das afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

As pessoas ainda puderam conferir as notícias pelo sinal via satélite e também nas principais operadoras de televisão a cabo. O app TV Brasil Play disponibiliza os melhores momentos das apresentações com câmeras exclusivas da transmissão.

Em Brasília, a TV Brasil chegou a ficar na liderança e garantiu o segundo lugar no período com mais de 4,3 pontos de audiência. No Rio de Janeiro, o canal assegurou a quarta posição com média de 1,6 ponto e picos superiores a 2 pontos. Já em São Paulo, a emissora obteve média de quase 1 ponto.

Os veículos da EBC contaram com atrações especiais sobre o Bicentenário da Independência e conteúdos factuais sobre o desfile nos quatro cantos do país. Assim como a TV Brasil, a Rádio Nacional, a Rádio MEC e a Agência Brasil apresentam extensa programação temática.

desfile_7_de_setembro_2022_2.jpeg

Visibilidade na web

Além de ver na TV Brasil, o público acompanhou o desfile pelas redes sociais dos veículos da EBC. No YouTube, o vídeo publicado ao vivo já teve 370 mil visualizações e quase 12 mil compartilhamentos entre usuários e canais nacionais de notícias até o início da tarde de quinta (8/9).

De olho na interatividade, os internautas se engajaram na audiência para celebrar a data festiva. Só no Twitter, por exemplo, a hashtag #TVBrasilno7 ficou entre os principais assuntos do momento e teve mais de 3 mil tweets.

Fontes:
TV: Kantar IBOPE Media | InstarAnalytics Dia 07/09/2022 | SP, RJ e DF | Rat% Dom e Cov# Ind e Dom | 6h-30;
Redes Sociais: Buzzmonitor e YouTube Studio.