EBC participa de Sessão Solene para celebrar os 100 anos de Rádio

Publicado em 22/11/2022 - 17:40 e atualizado em 22/11/2022 - 17:43

Câmara dos Deputados valoriza instituições e profissionais da área

glen-valente-sessao-solene-radio_mcamgo_abr_221120221818.jpg

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Glen Valente, participou hoje (22) de uma solenidade em homenagem ao centenário do Rádio no Brasil realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. A Sessão Solene no Plenário Ulysses Guimarães homenageou instituições e profissionais que trabalham com este importante meio de comunicação social.

Além de Glen Valente, também participam do evento a Editora-Chefe da Rádio Câmara, Ana Raquel Macedo; o Presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Flavio Lara Resende; o Presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço Brasil), Geremias dos Santos; e o Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPÚBLICA), Lincoln Macário.

Durante sua apresentação, o presidente da EBC fez projeções acerca dos desafios do rádio na era multiplataforma. Ele acredita que as transformações desse meio de comunicação histórico ajudam a consolidá-lo na preferência do público. "O rádio está no Spotify, é podcast e streaming. Está na integração de todas as plataformas disponíveis", afirma.

Glen Valente destacou o empenho da EBC em potencializar o veículo com o lançamento da Rádio Nacional e da Rádio MEC em banda estendida em várias capitais do país. "O rádio está cada vez mais forte. A nossa empresa, como conglomerado de comunicação pública, investe muito no rádio".

glen-valente-sessao-solene-radio_mcamgo_abr_221120221818-12.jpg
Glen Valente. Sessão Solene em homenagem aos 100 anos de Rádio no Brasil. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O gestor também falou sobre a importância das transmissões em Ondas Curtas da Rádio Nacional da Amazônia. Ele explicou a função social dos programas naquela localidade e abordou a contribuição das novas tecnologias para este fim. Falou também sobre a produção do programa A Voz do Brasil.

A EBC celebrou o centenário com o concerto "100 anos do Rádio no Brasil" realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 7 de setembro, dia exato que marca a efeméride. A emblemática data coincidiu com o bicentenário da independência. O especial transmitido pelas rádios públicas, pela TV Brasil e redes sociais teve performances de grandes composições nacionais. O repertório incluiu a ópera "O Guarani", de Carlos Gomes, e a composição "Choros 6", de Heitor Villa-Lobos.

Sobre a Empresa Brasil de Comunicação

Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC é gestora da TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 Khz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 Khz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 Khz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 Khz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).