TV Brasil apresenta último episódio da série de Silvio Tendler sobre o exílio de Ferreira Gullar

Publicado em 29/01/2016 - 14:55

Por Gerência de Comunicação

A TV Brasil encerra a série documental Há muitas noites na noite sobre a saga do poeta Ferreira Gullar no exílio neste sábado (30), às 23h30. Com direção do cineasta Silvio Tendler, a produção é inspirada no “Poema Sujo”, a mais ousada e polêmica obra do escritor e ensaísta maranhense de 85 anos, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL).

O sétimo e último episódio da atração resgata o sucesso dos versos escritos por Gullar durante o exílio em Buenos Aires no ano de 1975. Longe da mulher e dos filhos que haviam retornado para casa, o poeta resolve escrever o que considerava ser sua última obra, o “Poema Sujo”.

Participam do programa desta semana intelectuais, artistas e amigos que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas. A edição final da série traz depoimentos de personalidades como o cineasta Cacá Diegues, o jornalista Zuenir Ventura, o cartunista Ziraldo e o ator Cecil Thiré, entre outros.

O “Poema Sujo” foi trazido por Vinícius de Moraes numa fita, transformado em manifesto e publicado em 1976, numa noite de autógrafos sem a presença do autor. Na capital argentina, o "Poetinha" se encontra com Ferreira Gullar para conversar sobre essa nova obra e organiza uma leitura para amigos na casa de Augusto Boal e sua esposa Cecília. A poesia emociona a todos, é gravada em um fita de áudio e trazida ao Brasil.

A fita começa a circular e em pouco tempo a noticia do poema se espalha. Ênio Silveira promove encontros com amigos e intelectuais para ouvir a famosa reprodução e pede que Gullar envie os originais. O material resulta na publicação do "Poema Sujo" em 1976 em uma noite de autógrafos marcada pela ausência do autor.

Com a situação politica brasileira demonstrando melhora e a saudade insuportável de seu país e sua cidade, o poeta decide que é hora de retornar ao Brasil. A esposa Thereza Aragão vai ao encontro de Ferreira Gullar. Juntos, em 1977, desembarcam no aeroporto do Rio de Janeiro.

Após um dia em terra, o escritor é avisado que deve comparecer ao DOPS para onde vai e é submetido a um interrogatório de 72 horas sob torturas físicas e psicológicas.

Organizada em sete episódios, a série Há muitas noites na noite produção trouxe um panorama sobre o período em que Ferreira Gullar viveu longe do país através dos depoimentos de artistas e intelectuais. O programa da TV Brasil ainda mesclou animações, músicas, leituras, documentos e ilustrações. Para lutar contra o regime militar, o escritor utilizava como armas apenas caneta e ideias materializadas como poema e literatura.

Serviço:
Há Muitas Noites na Noite – sábado (30) às 23h30, na TV Brasil.

Compartilhar: