Balanço da Bossa Nova contagia o Samba na Gamboa da TV Brasil

Publicado em 22/02/2016 - 15:47

Carlos Lyra e Wanda Sá participam do Samba na Gamboa desta segunda (22), às 22h, na TV Brasil. Na sexta temporada do programa, o bamba Diogo Nogueira canta clássicos da bossa nova com os convidados da roda de samba. O trio celebra a beleza feminina em canções como “Ela é carioca”, “Eu sei que vou te amar” e “Chega de Saudade”.

No bate-papo, os artistas destacam o início do movimento da Bossa Nova, opinam sobre a influência da música na mudança da concepção da mulher em relação a sociedade e revelam como as letras das canções buscavam realçar os encantos femininos. Carlos Lyra e Wanda Sá também recordam personalidades da cena musical que ajudavam a evidenciar a figura feminina neste meio, como Nara Leão.

O cantor Carlos Lyra, ou Carlinhos como é chamado pelos amigos, foi um dos personagens mais influentes na história da Bossa Nova. Com seu violão em punho, o músico compôs dezenas de sucessos do gênero ao som do mar de Copacabana. “A primeira manifestação de Bossa Nova foi samba-canção. Foi a noite, a boemia. Aí depois que João Gilberto veio com aquela batida de violão e todo mundo começou a fazer samba. Mas o início da Bossa Nova era samba-canção”, ressalta o compositor.

Paulistana, Wanda Sá tem paixão pelo Rio de Janeiro. Quando pequena queria ser bailarina. A ideia de se tornar uma cantora nunca tinha passado pela sua cabeça. Porém, as boas marés a levaram pra esse mundo e ela se tornou uma das musas da Bossa Nova. “Com 16 anos eu ouvi no meu radinho de pilha ‘Chega de Saudade’. Aí eu fiquei louca... João Gilberto cantando aquela música, aquela letra... Eu falei, o que que é isso gente? Eu tenho que descobrir esse negócio”, lembra.

Serviço:
Samba na Gamboa – segunda-feira (22), às 22h, na TV Brasil.

Compartilhar: