Expedições visita o Parque Nacional de Jericoacoara no Ceará

Publicado em 02/02/2016 - 14:13

Por Gerência de Comunicação

O Expedições desta terça (2), às 19h, na TV Brasil faz uma viagem ao Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará. A região é um verdadeiro paraíso de dunas e lagunas à beira-mar, um dos últimos redutos do cavalo-marinho na costa brasileira.

A equipe, formada pela apresentadora, Aline Dale, o fotógrafo Rodrigo Serrado, o cinegrafista Fabio Serfaty e o diretor Lucas Saldanha, parte do município de Jijoca de Jericoacoara. Eles percorrem as dunas onde a locomoção só é possível a bordo de veículos 4X4. Os expedicionários mostram a vida das comunidades locais, a flora, a fauna e explica a formação desta península onde é possível assistir ao nascer e ao pôr-do-sol no oceano.

Os apresentadores revelam as particularidades do ecossistema formado pelas extensas dunas gigantes da região de Jericoacoara, uma imensa península situada ao norte do litoral cearense. Além de registrar a vida dos pescadores artesanais na Lagoa da Jijoca, a equipe se aventura em busca da riqueza da biodiversidade que existe em um dos pontos mais emblemáticos do turismo no Brasil.

O Expedições ressalta que as populações tradicionais aprendem a conviver com turistas nacionais e estrangeiros e a participar do esforço pela preservação de um dos poucos refúgios da vida selvagem do litoral brasileiro, numa costa tão impactada pela ocupação humana.

Nos manguezais dos rios Guriú e Mangue Seco, que são protegidos por lei, a equipe embarca em uma expedição com biólogos e canoeiros locais. Eles mostram a preciosa fauna local, com destaque para duas espécies de cavalos-marinhos e os caranguejos siríacos, popularmente conhecidos como caranguejos vermelhos.

Com a ajuda dos especialistas que trabalham em parceria pela preservação dos cavalos-marinhos, a trupe alcança seu principal objetivo: ir ao manguezal protegido para registrar o comportamento destes pequenos peixes em seu habitat.

Serviço:
Expedições – terça-feira (2), às 19h, na TV Brasil.

Compartilhar: