Expedições resgata história da estrada de ferro Curitiba x Paranaguá

Publicado em 28/06/2016 - 16:17 e atualizado em 29/06/2016 - 16:59
Equipe percorre o estado do Paraná pela ferrovia que liga o planalto ao litoral

O desafio do programa Expedições desta terça (28), às 19h30, na TV Brasil, é atravessar a Serra do Mar e viajar pela história do Paraná, através dos trilhos centenários da ferrovia Curitiba x Paranaguá, até a histórica cidade de Morretes.

A equipe vai até a capital mais fria do país, Curitiba, onde começa a viagem pelo Paraná para contar a epopeia da ferrovia Curitiba x Paranaguá que liga o planalto ao litoral paranaense. Aline Dale, Fábio Serfaty e Rodrigo Serrado se aventuram pelos trilhos de uma obra que desafiou a engenharia, a natureza e a política, ao ter suas obras comandadas pelo engenheiro negro Antônio Rebouças, em pleno Brasil escravagista.

Os expedicionários atravessam a Serra do Mar, cadeia de montanhas que se estende do Espírito Santo até Santa Catarina, e registram os vales, picos, penhascos, pontes, túneis e viaduto, que os levam até a cidade histórica de Morretes.

A viagem segue pelo Parque Estadual Pico do Marumbi e pelo trecho do Caminho Peabiru, traçado pelos índios antes mesmo da construção da ferrovia. Para fechar com chave de ouro, eles saboreiam o Barreado, uma iguaria típica da região carregada de sabor e memórias locais.

Serviço:
Expedições – terça-feira (28), às 19h30, na TV Brasil.

Compartilhar: