Documentário de Silvio Tendler resgata Jogos Olímpicos de 1980 na Rússia

Publicado em 29/07/2016 - 15:12
Filme recorda a emoção do choro do mascote Misha no encerramento da Olimpíada

Dirigido pela cineasta Silvio Tendler, o documentário "O Brasil na Terra do Misha" é o destaque da série Memória do Esporte Olímpico Brasileiro que a TV Brasil exibe neste sábado (30), às 15h.

A produção traz um momento olímpico marcante: os Jogos de Moscou em 1980. A competição é lembrada pelas lágrimas de Misha, mascote daquela edição, que chorou no encerramento da festa. No âmbito esportivo, a Olimpíada foi de grande relevância para diversos esportes nacionais.

Além da lágrima de Misha, a edição russa ficou marcada pelo maior boicote da história – 70 países não participaram da competição. O que ocorreu naquela Olimpíada foi um episódio-chave para a compreensão das transformações que se seguiram no mundo e na reafirmação dos ideais olímpicos como uma das possibilidades de congraçamento entre os povos.

Para produzir o filme, o premiado diretor Silvio Tendler ouviu dezenas de atletas que estiveram lá como o quarteto da natação, os dois velejadores que ganharam o ouro, o cestinha Oscar Schmidt e atletas do vôlei como Bernardinho, Renan e Montanaro. Também conversou com jornalistas que cobriram o evento para vários veículos de comunicação.

Ficha técnica
Ano de estreia: 2013. Gênero: documentário. Direção: Silvio Tendler. Duração: 26 min. Classificação Indicativa: Livre.

Serviço:
Memória do Esporte Olímpico Brasileiro – "O Brasil na Terra do Misha" – sábado (30) às 15h00, na TV Brasil.

Compartilhar: