Estúdio Móvel analisa a cultura do disco de vinil

Publicado em 07/07/2016 - 10:44 e atualizado em 07/07/2016 - 10:46
Produtor musical Mayrton Bahia explica a volta dos LPs ao mercado e às lojas

Dentro de um mundo com tecnologias que não param de se desenvolver, o vinil resiste e insiste em estar presente entre alguns amantes da música. Para comentar o tema, a apresentadora Liliane Reis recebe o produtor musical Mayrton Bahia no Estúdio Móvel desta sexta (8), às 20h50, na TV Brasil.

Ele conta como está o mercado fonográfico atual e reflete sobre a transição tecnológica do disco de vinil, fita K7 e CDs. Também traça um perfil do colecionador de LP. Em sua trajetória, Mayrton Bahia formatou o som de várias bandas como Legião Urbana nos anos 1980, trabalhou para EMI e Polygram e tornou-se produtor independente com o selo Radical Records.

O Estúdio Móvel também acompanha Luciano Sorrentino, idealizador do Sonzera Records, no seu “Vinil Truck Itinerante”, que percorre feiras de vinil pelo Brasil e o pergunta o porquê do interesse pelo formato analógico.

Dentro de um mundo em que as tecnologias não param de se desenvolver, o vinil contraria as tendências e cresce em vendas mais do que os streamings. Em 2015, a receita com discos de vinil aumentou 52% e atingiu US$ 222 milhões, segundo o último relatório da associação da indústria fonográfica americana, a RIAA.

O mesmo apontamento mostra que serviços de streaming, como Spotify, Deezer e Apple Music, cresceram 27%. As vendas de CD caíram 31% na comparação anual e o download pago teve queda de 4%.

Serviço:
Estúdio Móvel – sexta-feira (8), às 20h50, na TV Brasil.

Compartilhar: