Nova Amazônia destaca como o cinema leva para as telonas as belezas naturais da floresta

Publicado em 29/07/2016 - 15:04
Programa debate a relação do meio ambiente com a sétima arte

O cinema se aproveita das maravilhas da floresta para fazer da região um verdadeiro set amazônico. A relação do cinema com as belezas naturais que o meio ambiente oferece pauta o programa Nova Amazônia desta sexta (29), às 19h30, na TV Brasil.

A atração revela a contribuição dos produtores locais para a realização de filmes e documentários numa área cujo potencial já é reconhecido internacionalmente. Para traçar um panorama sobre esse trabalho, o programa resgata a história do cinema no Amazonas a partir das atividades do fotógrafo e documentarista Silvino Santos, português radicado em Manaus. Já no início do século XX, o cinegrafista registrava a beleza da floresta e de quem a habitava.

O Nova Amazônia mostra que quase um século depois, os produtores se estabeleceram como profissionais essenciais para os projetos cinematográficos na região. Em primeiro momento, o produtor local agia apenas como facilitador e ficava na maioria das vezes em segundo plano. Com o tempo, o profissional provou seu valor como profundo conhecedor das características e tomou a dianteira quando o assunto é gravar na Amazônia.

A equipe de reportagem acompanha esse trabalho e discute as especificidades de se gravar na maior floresta tropical do mundo. Também analisa os preconceitos e os pontos de vista dos moradores e, é claro, a história de amor entre a Amazônia e a sétima arte.

Serviço
Nova Amazônia – sexta-feira (29), às 19h30, na TV Brasil

Compartilhar: