EBC e TV chinesa intensificam intercâmbio de conteúdos audiovisuais e informativos

Publicado em 19/10/2016 - 19:18 e atualizado em 19/10/2016 - 19:29

Por Gecom

A coprodução de programas e documentários foi o principal tema da reunião

 

Representantes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da China Central Television (CCTV) se reuniram hoje (19) para aprofundar acordo de cooperação firmado em julho de 2015, que prevê a troca de material audiovisual, a reciprocidade na utilização de sinal e de conteúdo e o intercâmbio de jornalistas e outros profissionais. O encontro ocorreu na sede da EBC, em Brasília.

A CCTV é considerada um dos grandes meios de comunicação da China, em conjunto com o People's Daily e Xinhua. Possui 45 canais que transmitem programações diferentes e são acessíveis a mais de um bilhão de telespectadores. Documentários, comédia, entretenimento e drama, em sua maioria novelas chinesas, compõem a maior parte da programação.

A coprodução de programas e documentários de interesse comum para os dois países foi o principal tema da reunião. O vice – ministro de Imprensa, Publicações, Rádio, Cinema e Televisão da China, Tong Gang, ressaltou a importância de fortalecer a colaboração entre a CCTV e a EBC e lembrou que os públicos brasileiro e chinês ainda assistem muita televisão. Ele propôs também uma parceria para a produção de novelas e a abertura de uma faixa de cinema chinês na TV Brasil para a exibição de conteúdos audiovisuais dublados.
 
“O mercado chinês de cinema é o segundo maior do mundo, mas temos muito espaço para produções brasileiras. Podemos tentar fazer uma co-produção para aproveitar a amizade entre os dois povos”, destacou Gang ao falar sobre a importância de os mercados audiovisuais dos dois países se conectarem.

Para o diretor-presidente da EBC, Laerte Rimoli, a ampliação da cooperação, bem como a vinda da comitiva chinesa, é resultado da visita que o presidente da República Michel Temer fez à China em setembro deste ano. “Esse contato é muito proveitoso porque nós temos correspondentes na Argentina, na Europa e nosso interesse agora é ampliar esse trabalho com a Ásia”, afirmou Rimoli.
 
O presidente da EBC disse ainda que será criado um grupo de trabalho para escolher os conteúdos a serem compartilhados entre as empresas. Os resultados práticos, segundo ele, deverão ser apresentados até o final de novembro.
 
Participaram da reunião pela EBC, a Diretora-Geral, Christiane Samarco; o Diretor de Jornalismo, Lourival Macedo; a Diretora de Produção, Cida Fontes; o Superintendente de Suporte, José de Arimateia; o Gerente Executivo de Rede, Luiz Recena e o Gerente Executivo de Relações Institucionais, Nilson Silva.

Estiveram presentes representando a CCTV, o Diretor-Geral de Administração Geral do Ministério de Imprensa, Publicações, Rádio, Cinema e Televisão da China, Wu Bao'an; o Diretor-Geral do Conselho de Rádio, Filme, Televisão e Centro de Publicações da China,Wang Weiping; o Diretor-Geral Adjunto do Escritório de Cooperação Internacional do Ministério da Administração de Imprensa, Publicação, Rádio, Cinema e Televisão da China, Yan Chengsheng;o Diretor Adjunto de Administração Geral do Ministério da Administração de Imprensa, Publicação, Rádio, Cinema e Televisão da China, Li Bo; o Membro Sênior do Escritório de Cooperação Internacional do Ministério da Administração de Imprensa, Publicação, Rádio, Cinema e Televisão da China, Liu Fang, Li Weilin o Diretor-Geral da CCTV América Latina, Li Weilin, e o Correspondente da CCTV América Latina, Yin Yue.

Compartilhar: