Expresso Sul mostra celebração da festa de São Pedro e São Paulo no Equador

Publicado em 17/10/2016 - 15:54 e atualizado em 17/10/2016 - 16:17
As liturgias se mesclam às tradições populares profundamente enraizadas na província de Manabi

A festa de São Pedro e São Paulo é o tema da série Expresso Sul desta terça (18), às 21h50, na TV Brasil, que vai até a região da província de Manabi, no Equador, acompanhar a solenidade. A manifestação religiosa é importante para os povos das cidades equatorianas quem, incentivados pela devoção aos apóstolos, mobilizam a comunidade para realizar várias atividades.
 
O programa mostra que a tradição é festejada em várias partes do Manabi. Para as comemorações, os moradores constituem governos fictícios que simulam encontros de paz ou de guerra, rituais que terminam em uma grande celebração com comidas típicas e festejos em que bandas que percorrem toda a cidade.
 
A atração da TV Brasil também acompanha as liturgias que se mesclam às tradições populares profundamente enraizadas na comunidade. As atividades terminam no dia do cortejo das esculturas de São Pedro e São Paulo, em 29 de junho, evento que inclui até uma procissão marítima.
 
Considerados santos pela Igreja Católica, os apóstolos Pedro e Paulo são lembrados como dois dos principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como também em virtude do ardor e zelo missionários.
 
Pedro é reverenciado como o primeiro bispo de Roma e, nesse sentido, o primeiro Papa da Igreja Católica. De acordo com o Catolicismo, São Pedro teve um dos mais longos pontificados da história com duração de cerca de trinta e sete anos. Já Paulo tem uma história de conversão. Segundo as escrituras, ele era conhecido como Saulo de Tarso e se dedicava à perseguição dos primeiros discípulos de Jesus na região de Jerusalém até sua conversão.
 
Serviço
Expresso Sul – terça-feira (18), às 21h50, na TV Brasil

Compartilhar: