Estúdio Móvel da TV Brasil explora as possibilidades da arte na rua

Publicado em 29/11/2016 - 14:50

Por Gecom


Apresentadora Liliane Reis vai ao espaço público entrevistar escritora premiada e grafiteiro

A rua é um dos mais democráticos espaços de inspiração e expressão artística. Para mostrar as diversas possibilidades que a arte pode desempenhar nas vias públicas, a apresentadora Liliane Reis bate um papo com a escritora Maria Valéria Rezende e com o artista plástico Cazé Sawaya no Estúdio Móvel desta quinta (1), às 17h30, na TV Brasil.

Durante a entrevista, Maria Valéria Rezende conta para Liliane Reis que estreou na literatura em 2001, com o livro "Vasto Mundo". A autora explica que viveu nas ruas de Porto Alegre para escrever romance "Quarenta Dias". A trama traz a história de uma professora que surta com a ideia de abandonar a sua rotina para ser avó. A obra rendeu à escritor o Prêmio Jabuti de 2015 nas categorias romance e Livro do Ano de Ficção.

No papo gravado nas ruas do bucólico bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, a autora recorda que morou na região quando estudante nos anos 1960. A escritora santista também obteve o reconhecimento com o Prêmio Jabuti de 2009 na categoria literatura infantil com a publicação "No risco do caracol". Em 2013, na mesma categoria, Maria Valéria Rezende foi premiada com o livro "Ouro dentro da cabeça".

O programa também reproduza a obra de Cazé Sawaya, artista plástico que faz seu grafite intervindo e criando visualidade em lugares esquecidos da cidade. Para ele, a ideia é criar novas humanidades onde tudo parecia tão cinza. "A arte nasce da vontade de se expressar e ocupar o espaço. O personagem barbudinho andarilho compartilha sonhos, verdades, polêmicas e o que acontece no dia a dia. Você anda e dialoga", reflete o grafiteiro sobre a relação das pessoas com os territórios urbanos.

Morador da Lapa, no Rio de Janeiro, ele abre seu coração. "Senti a necessidade de modificar o entorno. Esses casarões largados, as ruas abandonadas pelo poder público. Quis resgatar e revitalizar a área. Trazer cultura. Você pode olhar para o painel e se ver também", pondera Cazé Sawaya que tem orgulho do trabalho com grafite.

Serviço
Estúdio Móvel – quinta-feira (1), às 17h30, na TV Brasil

Compartilhar: