Batalha do Passinho é tema do Estúdio Móvel

Publicado em 18/01/2017 - 09:50 e atualizado em 19/01/2017 - 12:16

Por Gecom

Emílio dirigiu o premiado documentário “A Batalha do Passinho”

Às 17h30 de quinta-feira, dia 19, o programa “Estúdio Móvel” entrevista o cineasta e cientista social Emílio Domingos, que dirigiu o premiado documentário “A Batalha do Passinho”, sobre o surgimento e o cenário dessa dança no Rio de Janeiro.

Ao som do funk carioca, crianças e jovens esbanjam talento no passinho, dança que ficou conhecida desde o lançamento do filme A Batalha do Passinho, em 2011. "O filme registra um fenômeno que era muito recente, muito popular, e que ganhou (projeção em) todas as mídias. Isso fez com que o filme caminhasse junto, foi exibido em mais de 20 países", explica Domingos.

O documentário registra as competições (ou “batalhas”) da dança, que acontecem no subúrbio do Rio, e o dia a dia dos praticantes, em sua batalha para que essa arte seja reconhecida e supere os preconceitos.

Os dançarinos Cebolinha e Kinho Mister Passista participam do programa ao lado de Domingos e relatam sua experiência com o passinho. "È uma batalha diária. Tanto para quebrar os preconceitos – porque as pessoas consideram o passinho uma dança de favelado, num sentido ofensivo –, quanto para ser aceito. A gente passou muito perrengue para se impor, para se expressar, falar do passinho, fazer a galera entender que era uma coisa boa”, relembra Cebolinha.

Emílio Domingos decidiu realizar o filme após ter participado como júri em uma batalha de passinho. De acordo com o diretor, o documentário não contou com apoios ou patrocínios. Foi feito de modo independente e praticamente sem recursos financeiros.

Serviço
Estúdio Móvel com Emílio Domingos.
Quinta-feira, dia 19, às 17h30, na TV Brasil.

Compartilhar: