Filme “Primeiro Assalto ao Trem Pagador” é atração da TV Brasil na noite de quarta

Publicado em 03/01/2017 - 18:07
Docudrama foi o formato escolhido para reconstituir o famoso assalto

Às 23h de quarta-feira (4), a TV Brasil exibe o docudrama do cineasta Ernoy Mattiello, que recria o primeiro assalto a um trem pagador na América Latina, ocorrido em Santa Catarina.

Com base em conhecimento popular e fatos oficiais, “Primeiro Assalto ao Trem Pagador” conta que em 24 de outubro de 1909, na Região do Contestado, atual município de Pinheiro Preto (SC), um empreiteiro chamado Zeca Vacariano entraria para a história como o executor do primeiro assalto a um trem pagador no país.

Docudrama foi o formato escolhido para recriar o cenário do primeiro atentado contra um trem pagador na América Latina. Segundo o diretor Ernoy Mattiello, a técnica de reencenar fatos reais foi a alternativa encontrada para contar o fato com realismo.

A história de um saque recorde (375 contos e 300 réis), montante que na época representava cerca de 15% da arrecadação anual do tesouro do estado, é considerada a maior quantia já levada em um assalto no mundo. Uma verdadeira fábula que sai do esquecimento para ganhar vida em um documentário brasileiro.

A audácia de Zeca Vacariano antecedeu outros dois assaltos a trens que ficariam famosos pelo cinema. Em 1960, seis assaltantes levaram 27 milhões de cruzeiros do carro pagador da Central do Brasil. Mas o título de “ladrão do século” estava destinado ao britânico Ronald Biggs, que causou pânico na Escócia ao roubar 2,6 milhões de libras, em 1963.

Serviço
Quarta-feira, 4 de janeiro, às 23h – TV Brasil
Duração: 52 min.
Classificação Indicativa: 16 anos
Ano: 2013. Gênero: docudrama. Direção: Ernoy Mattiello, com Tchê Mendes, Gabriel Sater.

Compartilhar: