Liliane Reis entrevista Jards Macalé

Publicado em 26/01/2017 - 09:21 e atualizado em 27/01/2017 - 10:01

Por Gecom

Parcerias são lembradas pelo artista que desafia os paradigmas com sua irreverência

Transgressor e com estilo próprio, o músico Jards Macalé bate um papo com a apresentadora Liliane Reis na edição dos melhores momentos da semana do programa Estúdio Móvel desta sexta (27), às 17h30, na TV Brasil.

Há mais de 50 anos na estrada, o multifacetado artista carioca compôs sucessos gravados por ele mesmo e por nomes que vão de Gal Costa a banda O Rappa. Jards Macalé aproveita a oportunidade para dar uma canja de canções como "Vapor Barato" e "Contrastes".

Jards Macalé conta que está revisitando algumas de suas obras com artistas da nova geração. "Eles estão atentos a minha produção e me têm como referência. E eu também os considero referência. O olhar e o ouvido deles me interessa muito", explica. "É sempre uma pegada estranha. Eles comentam que eu tenho um violão neurótico", brinca.

Essa turma envolve nomes como Adriana Calcanhotto, Thais Gulin e Ava Rocha. "A voz feminina sempre me chama", declara o irreverente cantor que além de compor também atua e é violinista.

Jards Macalé recorda ainda as parcerias com musas da MPB como Gal Costa e Maria Bethânia. "Quando Bethânia veio da Bahia para fazer a peça "Opinião" ela ficou hospedada lá em casa. Então era dia e noite tocando e cantando", destaca.

Inquieto, inovador, criativo e provocador. Não faltam atributos para caracterizar esse multiartista que revolucionou a música brasileira ao mesclar rock, samba, música erudita, jazz e bossa nova com nuances de melancolia e, é claro, muita ironia.

Apesar dos questionamentos, até hoje Jards Macalé é considerado uma das principais referências artísticas das décadas de 1960 e 1970, quando o contraponto à repressão política só era possível pelas expressões coletivas da música, teatro, artes plásticas, cinema e literatura. Mais de cinco décadas depois de revelar seu talento como aluno do maestro Guerra Peixe, o artista continua se reinventando e fazendo história na cultura brasileira.

Serviço
Estúdio Móvel – sexta-feira (27), às 17h30, na TV Brasil

Compartilhar: