Sambódromo: acompanhe ao vivo os desfiles das escolas de samba do Rio

Publicado em 22/02/2017 - 10:25 e atualizado em 23/02/2017 - 14:37

Por Gecom

Bambas do samba comandam a cobertura de mais de 90 horas 

Confira ao vivo o desfile das escolas de Samba do Rio de Janeiro

A Rádio Nacional e as rádios MEC AM, Roquete Pinto FM e Nacional de Brasília AM vão transmitir ao vivo para todo o país os desfiles da Marquês de Sapucaí. Serão mais de 90 horas direto da Passarela do Samba sob o comando de bambas como os radialistas Adelzon Alves, Ruben Confete e Dalila Villa Nova

A transmissão começa às 21 horas desta sexta-feira (dia 24) e só termina quando a última escola do Grupo Especial desfilar já na madrugada de terça-feira (28).  Além dos desfiles na Sapucaí, a Rádio Nacional vai acompanhar o carnaval dos blocos de rua do Rio, com flashes, reportagens e entrevistas com os foliões. 

Ouça ao vivo a transmissão da Sapucaí no player abaixo:

Na terça-feira, a Nacional também transmite, a partir das 18h,  o desfile das Escolas Mirins, na Marquês de Sapucaí. E na Quarta-Feira de Cinzas, dia 1º de março, a emissora estará ao vivo, a partir das 15h30, na Praça da Apoteose acompanhando  o resultado  do desfile do Grupo Especial. 

Nas redes sociais, a Rádio Nacional também fará  uma cobertura com câmera exclusiva apresentando os bastidores da cabine de transmissão das rádios. Mensagens de voz poderão ser deixadas pelo WhatsApp da Rádio Nacional de número (21) 99784-9502. Os internautas também poderão participar das entrevistas com as personalidades do mundo do samba que vão visitar a cabine de transmissão da Nacional. 

Conheça a biografia dos apresentadores e comentaristas que farão a cobertura:


ADELZON ALVES
Radialista comprometido com as manifestações de nossa cultura popular, pesquisador, estudioso de harmonias e ritmos brasileiros, produtor musical, jornalista, locutor, Adelzon Alves é o amigo da madrugada dos compositores.

Classificado como um crítico radical, conhece e muito a história do samba e da cultura popular do Rio de Janeiro. Descobriu e lançou vários artistas, tais como: Clara Nunes, João Nogueira, Ivone Lara, Djavan, Bezerra da Silva, Conjunto Nosso Samba, Candeia. De sua indicação, brotaram ainda Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra, Roberto Ribeiro, Janaína, Jurema, Ana Rosely e outros. Seus programas para as rádios MEC, Nacional e os vários musicais de teatro escritos e dirigidos por ele atestam a sua obsessão sadia pelo que é próprio da cultura popular brasileira.
Adelzon Alves vai comentar o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial na transmissão conjunta da Rádio Nacional, Roquette e MEC AM, direto da Sapucaí, imperdível.

O radialista Adelzon Alves apresenta diariamente, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, o programa Amigo da Madrugada, da 00h00 às 03h00.

 

RUBEM CONFETE 
Compositor. Jornalista. Roteirista. Teatrólogo. Radialista. Gráfico. Cantor. Ativista, estudioso das questões afro-brasileiras, Confete é um especialista em samba.  
Fundou a Agremiação Apóstolos do Samba, Sociedade Cultural e Recreativa. Foi Conselheiro da Associação Independente dos Comunicadores do Carnaval e Sócio Honorário do Cordão do Bola Preta. Portador da “Comenda do Mérito do Clube Municipal do Rio de Janeiro” e da Medalha Pedro Ernesto.Pelo vasto conhecimento que tem de samba, o bamba Confete vai dar um show na Sapucaí.

 

DALILLA VILA NEVES - Comentarista 

Radialista, divulgadora de escola de samba, comandou Dalilla na Quadra, na Rádio Nacional. Por mais de 20 anos, apresentou o programa A Fina Flor do Samba, na rádio MEC Trazida pelas mãos de Adelzon Alves, a radialista logo transformou o programa em líder de audiência da emissora. Também foi divulgadora de escolas de samba por muitos anos, entre elas a Beija-Flor e Mangueira. Nesta atividade, conquistou prêmios, amizades e reconhecimento profissional. Dalila Vilanova recebeu da Estação Primeira de Mangueira o diploma de Patrimônio do Samba.


MIRO RIBEIRO - Âncora e comentarista

Radialista, jornalista e pós-graduado em Jornalismo Cultural. Ex-assessor de imprensa da LESGA – Liga das Escolas de Samba do grupo A, integrante da comissão de notáveis do Centro Cultural do Carnaval, produtor musical, locutor, redator editor; Foi diretor de Jornalismo da 94,1 FM- Rádio Roquette Pinto por doze anos.
Comenta e ancora transmissões do carnaval carioca, desde 2006. Em 2009, dividiu apresentação, coordenação e comentários na transmissão do carnaval do grupo A pela CNT Nos carnavais de 2010 e 2011 comentou o carnaval da Bandeirantes, ao lado de Adriane Galisteu e Ivo Meireles. Em 2013, comentou o Carnaval do SBT, ao lado de Carlos Nascimento, Eliana, Carin Bravo, João Wlamir e Arlindo Grund.
Dono de uma voz potente, clara, agradável e quase que única, teve passagem em várias emissoras de rádios dentre elas, as rádios: Globo, Tupi, Carioca, Metropolitana, Angra, Bandeirantes, Nacional, Manchete e algumas rádios comunitárias. Iniciou suas atividades na TV Tupi, em 1975. Tem um programa diário na Metropolitana. Há 18 anos, todos os sábados, das 21 às 23h, comanda o programa Vai dar Samba Roquette Pinto FM – 94,1,


CADU FREITAS - Âncora

Desde de 2000, faz parte da equipe de Carnaval das Rádios MEC e Nacional.
Ao longo dos últimos anos, passou pela reportagem na avenida e agora integra o time de apresentadores das emissoras que farão a melhor transmissão dos desfiles da Escola de Samba da Sapucaí.
Apresenta o programa Bate-papo Ponto Com,na MEC AM.

 

LUIZ RICARDO LEITÃO - Comentarista

É escritor e professor-associado da UERJ, Doutor em Estudos Literários.
Coordena o Acervo Universitário do Samba, projeto de pesquisa da UERJ que registra, em livro e CD, a vida e a obra de compositores e personalidades do samba e do carnaval carioca, com dois títulos já editados: Aluísio Machado(2015) e Zé Katimba(2016).
É autor ainda de vários livros na área cultural, entre os quais se destacam Noel Rosa – Poeta da Vila, Cronista do Brasil e Lima Barreto – o rebelde imprescindível

 

LEANDRO SILVEIRA- Comentarista
É escritor e historiador, Mestre em História Social (do Samba) pela UFF.
Desde 2015, integra a equipe de comentaristas de carnaval das rádios Nacional e MEC.
É coautor do livro “Antigamente é que era bom- A folia niteroiense de 1900 a 1986”
Apresenta o quadro Tudo Sobre Samba(Tarde Nacional) pela Nacional Rio, com Luciana Valle.

 

THIAGO ALVES – Comentarista

É jornalista, publicitário, locutor e produtor de eventos. É apresentador do programa Armazém Cultural, da Rádio MEC, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. É autor de jingles e tem parcerias musicais com compositores de sucesso no samba, como Claudinho Guimarães e Marquinho Lessa.

Compartilhar: