Economista Luiz Gonzaga Belluzzo analisa crise econômica na série Incertezas Críticas

Publicado em 08/03/2017 - 15:22

Produção documental debate temas atuais com grandes pensadores contemporâneos

A TV Brasil apresenta a entrevista exclusiva do economista brasileiro Luiz Gonzaga Belluzzo para a série Incertezas Críticas em novo dia, nesta quinta (9), às 21h30. Considerado uma das referências do país na área, ele é professor universitário e participou do núcleo econômico de vários governos.

Na conversa com o diretor da série, Daniel Augusto, o economista faz uma análise histórica da crise de 2008 e descreve as diferenças entre os capitalismo de ontem e de hoje. No encontro, Belluzzo reflete sobre o contexto daquele tempo.

"Vejo essa crise como o desfecho de um período de tentativa de você reabilitar uma forma de capitalismo que tinha sido já deixada para trás pelas reformas, concepções e políticas dos anos que se seguiram imediatamente a Segunda Guerra Mundial", afirma o economista a respeito da época.

Luiz Gonzaga Belluzzo também traça um panorama sobre o sistema monetário internacional nas últimas décadas. Ele debate a influência de moedas como o dolar e o euro na economia de outros países, aborda a relação dos Estados Unidos e nações europeias com outros mercados e discute o papel do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A organização foi criada em 1944 na Conferência de Bretton Woods para ajudar a reconstruir o sistema financeiro no período de pós-guerra. Belluzzo ainda aborda a interferência dos bancos nesse circuito mundial.

Produzida pela Grifa Filmes, a série de televisão Incertezas Críticas promove uma reflexão sobre o mundo contemporâneo, na visão de alguns dos mais importantes intelectuais do presente. Cada episódio destaca um pensador, em uma entrevista exclusiva gravada em sua residência ou escritório. A atração reúne personalidades do porte de Noam Chomsky, Zygmunt Bauman, Alain Touraine, Richard Sennett, entre outros.

Serviço:
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (9), às 21h30, na TV Brasil.

Compartilhar: