Serestas de Villa-Lobos em voz e piano no programa Partituras de domingo (4)

Publicado em 02/06/2017 - 14:51 e atualizado em 02/06/2017 - 14:53

Ao meio dia de domingo, 4 de junho, o Partituras traz o último concerto da série Movimento de Câmara Integral Canto e Piano de Villa-Lobos, gravado com exclusividade no Espaço Cultural BNDES.

O tenor Fernando Portari e a pianista Paula da Matta interpretam um ciclo de choros e serestas, que estão entre as mais importantes peças do legado do compositor.
“(o Ciclo das Serestas) tem uma importância muito grande dentro do universo de Villa-Lobos, dentro de todo o repertório dele e, particularmente, desse universo de canto e piano.”, observa Paula da Matta. “A gente tentou buscar essa variedade da riqueza sonora que ele traduz em cada peça – elas são completamente diferentes. Ele traduz climas, sonoridades, é como se resgatasse diversos ‘Brasis’, naquela ideia de pluralidade que ele sempre teve.”

Um aspecto curioso e relevante das canções de Villa-Lobos está nas parcerias. As letras são assinadas por grandes nomes da poesia e da prosa, contemporâneos do compositor.

Para Fernando Portari, “um grande compositor está cercado de um momento histórico e pessoas ao lado dele que vão dar grandeza a essa pessoa, que tem a luz, que tem a estrela que tem o Villa-Lobos de projetar o espírito brasileiro através da música. Os parceiros dele eram Carlos Drumond de Andrade, Manuel Bandeira, Olegário Mariano, Antero de Quental, Ronald de Carvalho... O encontro desses gigantes, desses titãs, acaba se revelando dentro da obra.”

Apresentado pela flautista Sofia Ceccato, o Partituras vai ao ar todo domingo, ao meio dia, e traz apresentações e conversas com artistas da música instrumental e de concerto.

Serviço:
Partituras – Paula da Matta (piano) e Fernando Portari (voz) interpretam Villa-Lobos.
Domingo, 4 de junho, às 12h, na TV Brasil.

Compartilhar: