“Entre o Céu e a Terra” analisa o conceito de liberdade

Publicado em 27/07/2017 - 09:45 e atualizado em 27/07/2017 - 09:48

De acordo com a escritora Cecília Meireles, liberdade é “essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.”

“Entre o Céu e a Terra” conversa com representantes de diversas crenças e áreas do saber sobre as possíveis liberdades e prisões humanas. Entre os especialistas entrevistados estão o Pastor Elienai Junior, representante da Igreja Betesda no Ceará, o Rabino Moysés Elmescany, no Pará, o Emintente Raimundo Hermes Barbosa, representante da Maçonaria em São Paulo, o sociólogo Muniz Sodré, do Rio de Janeiro, e o designer Rafael Morgan, representante do ateísmo em Minas Gerais.

Para Muniz Sodré, "liberdade é a possibilidade que você tem de ser autônomo por inteiro. Não é um ponto de partida. É um lema anarquista, de Bakunin: a liberdade é um ponto de chegada, é uma coisa que você conquista, portanto essa autonomia é conquistada. Estamos a vida inteira na luta por essa autonomia, nas vicissitudes, nas dificuldades, nos percalços, para obtenção dessa autonomia que nós chamamos de 'liberdade'."

Um dos aspectos abordados no programa é a liberdade do corpo. Sigmund Freud dizia que a biologia é destino, ou seja, que ninguém escapa ao menos de ser homem ou mulher. No entanto, novos gêneros e a possibilidade de se viver de forma diferente do destino biológico é cada vez mais comum. A própria saúde pública tem dialogado com esse tema: desde 2008, o Sistema Único de Saúde realiza cirurgias de mudança de sexo.

Karl Marx afirmava que a liberdade humana é uma prática dos indivíduos e está diretamente ligada aos bens materiais. Será que o aumento do poder de compra dos brasileiros os torna mais livres para escolher – entre tantas opções de consumo – ou só aumenta a ilusão de escolha entre produtos pré-determinados pela publicidade ou pela disposição dos objetos nas gôndolas dos supermercados?

“Entre o Céu e a Terra” combina documentário, na forma de entrevistas, e ficção, com a trama que envolve o personagem Alberto (Clayton Mariano). Em cada episódio, o biólogo Alberto se questiona sobre a origem do mundo, o sentido da existência, organização familiar, entre outras reflexões universais. Por meio da interação com outros personagens, o protagonista levanta algumas das questões analisadas no programa.

Serviço:
Entre o Céu e a Terra – Liberdade
Sexta-feira, 28 de julho, às 22h, na TV Brasil.

Compartilhar: