Histórias e curiosidades do Palácio Itamaraty na tela da NBR

Publicado em 27/07/2017 - 16:05 e atualizado em 27/07/2017 - 16:13

Também conhecido como Palácio dos Arcos, o Itamaraty, em Brasília, completou 50 anos e o NBR Entrevista revela a beleza desse verdadeiro museu de arte

Um passeio despretensioso pelo Palácio Itamaraty já é capaz de revelar nuances de um lugar que respira arte, essencialmente arte brasileira. Centenas de obras de consagrados artistas como Mary Vieira, Athos Bulcão e Debret ocupam todos os espaços, conversando com os vazios típicos de Niemeyer. O mobiliário também tem muita história para contar, além dos jardins de Burle Marx, que fazem do Palácio um oásis em plena Esplanada dos Ministérios.

Essas características tornam o Itamaraty um palácio-museu, na visão da historiadora Graça Ramos. Numa reportagem especial para o NBR Entrevista, ela detalha um pouco deste rico acervo, que teve a curadoria do diplomata Wladimir Murtinho. “Ele escolhe fazer toda a ambientação desse palácio a partir de um critério: obras que digam respeito à nacionalidade.” E assim nasceu a sede do Ministério das Relações Exteriores em Brasília, há 50 anos.

O entrevistado do programa é o Coordenador das Comemorações do Cinquentenário, Heitor Granafei. Para ele, a transferência do Itamaraty do Rio de Janeiro para Brasília, foi um marco para a consolidação da nova capital. Ao longo da conversa com a jornalista Ana Gabriella Sales, Granafei também traz à tona curiosidades da história do Palácio e da diplomacia brasileira.

Outra reportagem feita pela correspondente Paola de Orte, em Washington/EUA, especialmente para o programa, mostra o papel dos consulados brasileiros mundo afora.


Novos horários de exibição do NBR Entrevista, na TV NBR:
Segundas, quartas e sextas: 12h15, 18h15 e 21h30
Sábados e domingos: 18h30
www.youtube.com/tvnbr

 

Compartilhar: