“De Mala e Cuia” acompanha avó e neta rumo à pequena cidade de Moreno

Publicado em 05/09/2017 - 14:17 e atualizado em 05/09/2017 - 14:26

A vovó Dora nunca vai esquecer o brilho nos olhos da neta Eloah, de oito anos, quando esta viu pela primeira vez a pequena Moreno (PE), cidade onde Dora nasceu e viveu até os 12 anos.

“De Mala e Cuia” registra os momentos que avó e neta passam juntas nesse retorno às origens, que inclui uma visita à casa onde Dora morou e à escola onde estudou quando tinha a mesma idade que Eloah tem hoje. Eloah, interessadíssima, pergunta sobre tudo. Em um grande encontro de família, que reúne os parentes que Dora ainda tem em Moreno, Eloah experimenta algumas delícias regionais.

Voltada para o público infantil, a série documental “De Mala e Cuia” acompanha crianças em uma lúdica imersão na terra natal de seus avós imigrantes. Em 13 episódios de 13 minutos, a série documenta a troca de experiências entre netos nascidos em grandes centros urbanos e avós que migraram de outras cidades em busca de uma vida melhor.

Pelo ponto de vista da criança, que agora faz o caminho inverso ao de seus avós, a narrativa explora a descoberta e a valorização das raízes da família. Os pequenos personagens são embalados pelas histórias dos avós, que relembram seus tempos de criança, saboreiam os gostos típicos de cada região, aprendem as brincadeiras que faziam sucesso antigamente e que ainda hoje rendem ótimas risadas entre avós e netos.

Inédito. 13 min. Classificação livre.

Serviço:
De Mala e Cuia – Moreno (PE)
Quarta-feira, 6 de setembro, às 18h15, pela TV Brasil.

Compartilhar: