Documentário “Meu Brasil” registra os desafios e a superação de três líderes comunitários brasileiros

Publicado em 05/09/2017 - 14:27 e atualizado em 05/09/2017 - 14:30

Dirigido por Daniela Broitman, o documentário “Meu Brasil” narra a história de líderes comunitários e as dificuldades enfrentadas para se chegar ao Fórum Social Mundial de 2005. Questões sobre cidadania e consciência social são comentadas em meio à narrativa da trajetória dessas pessoas.

A líder comunitária Gaúcha vai do Rio Grande do Sul rumo ao Rio de Janeiro em busca do sonho de ser cantora. Trabalhando como cozinheira para a família de Irineu Marinho, ela começa a se politizar.

O carismático instrutor de mergulho Carlos, depois de sofrer uma grande desilusão amorosa, tenta reerguer sua autoestima promovendo ecologia e cidadania nas favelas.

A corajosa travesti Juliana luta pela implementação do “terceiro banheiro” na pequena cidade de Três Rios (RJ).

Em busca de seus ideais, os três embarcam para Porto Alegre com outros 30 líderes comunitários em uma surpreendente jornada ao Fórum Social Mundial, maior evento global sobre temas relacionados à justiça social.

O filme recebeu o Prêmio Júri Popular de Melhor Documentário no Cinesul – Festival Ibero-americano de Cinema e Vídeo. A produção foi selecionada para o Encounters South African Internationtal Documentary Festival e para o Festival de Criatividade de Florença.

Reprise. 70 min. Ano: 2007. Gênero: documentário. Direção: Maria Clara Escobar, com Leonardo Boff, Frei Betto, Ignácio Ramonet, Eduardo Galeano, José Saramago, Gilberto Gil. Classificação Indicativa: Livre.

Serviço:
“Meu Brasil”
Quarta-feira, 6 de setembro, às 23h, na TV Brasil.

Compartilhar: