Ex-nadadora Rebeca Gusmão está no Conversa com Roseann Kennedy de hoje

Publicado em 09/10/2017 - 08:34 e atualizado em 09/10/2017 - 08:38

Ela revela as dificuldades que precisou superar, incluindo a perseguição que teria sofrido do presidente afastado do COB, Carlos Arthur Nuzman

A conversa passa ainda pela maternidade na vida da ex-atleta, pela relação com a família e pelo relançamento da autobiografia “Virada Olímpica – A carreira, a queda e a superação”, no qual Rebeca revela que tentou o suicídio.

Rebeca Gusmão foi uma das principais nadadoras do país. Mas, acusada de dopping por uso de testosterona, teve sua carreira interrompida. Banida do esporte, ela deu a volta por cima. Hoje, é personal trainer, colunista e palestrante.

“Foram anos acumulando várias coisas, várias decepções”, conta Rebeca, que foi obrigada a devolver quatro medalhas conquistadas nos Jogos Pan-Americanos do Rio (2007). “Foram dois anos de julgamento, de idas e vindas na Suíça, sem nunca imaginar que poderia ser banida.” Aos dissabores no esporte somaram-se as frustrações em sua vida pessoal, familiar e financeira.

A ex-atleta se diz vítima de perseguição, inclusive do presidente afastado do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. “Na minha cabeça passou o filme do Nuzman, quando ele me fez responder a um processo criminal injustamente, onde no final eu fui absolvida. Lembro direitinho as palavras dele. E, quando eu o vi sendo preso, vendo as coisas que ele fez, eu falo: ‘realmente, depois de dez anos, a justiça divina tarda mas não falha.’”

De acordo com Rebeca, “o esporte é muito político também” e há um lado corrupto por trás do espetáculo. “É muito bonito ali para quem está na arquibancada (…) Mas, para quem está nos bastidores, a gente sabe como funciona. O esporte é um business. Então, quando você mistura política com business, é muito complicado”.

Não restam mágoas do esporte na vida de Rebeca Gusmão, para quem tudo se encaminhou da forma correta. “Se uma pedrinha fosse mexida, eu não ia ter o Zeus”, conclui, referindo-se ao seu primeiro filho, que hoje tem um ano de idade.

Serviço:
Conversa com Roseann Kennedy – ex-nadadora Rebeca Gusmão.
Segunda-feira, 9 de outubro, às 21h30, na TV Brasil.

Compartilhar: