O drama dos curdos é destaque no Um olhar sobre o mundo

Publicado em 06/11/2017 - 08:58 e atualizado em 07/11/2017 - 11:03

Na próxima segunda-feira, dia 6, às 22 horas, o programa Um olhar sobre o mundo, apresentado pelo jornalista Moisés Rabinovici, tratará da questão dos curdos, povo espalhado pela região do Oriente Médio. O programa vai ao ar na TV Brasil.

Os curdos recentemente venceram batalhas contra o Estado Islâmico, mas não conseguiram, como sonham, sua independência do Iraque.Para falar sobre isso, no estúdio estará a professora Samira Abdel Osman, da Unifesp, especializada em história do Oriente Médio. 

Também será entrevistada por Rabinovici, Melike Yasar, representante internacional do Movimento de Mulheres do Curdistão, membro do Conselho Nacional Curdo, grupo que propõe autonomia, e não independência para o Curdistão.    
                                                            
Quanto mais derrotas sofre na Síria e no Iraque, mais ataques terroristas o Estado Islâmico promove no mundo. O último matou oito pedestres e ciclistas em Nova York, na sequência de massacres em Barcelona, Orlando, San Bernardino, Londres, Manchester, Paris, Nice, Berlim e Bruxelas.

O Estado Islâmico perdeu quase todo o território do Califado, mas aumentou em 20% os ataques de sua alcateia de lobos solitários, inspirados e atiçados por controle remoto.

Na frente de batalha contra os jihadistas estão os curdos, um povo milenar de cerca de 40 milhões de pessoas espalhadas pela Turquia, Armênia, Azerbaijão, Iraque e Síria. Formam a maior etnia sem pátria do mundo. Destruído o califado, líderes curdos acharam que poderiam, como os catalães, proclamar a independência no Curdistão. De repente, aliados contra o terror, viraram inimigos. E os curdos se renderam ao Iraque e ao sonho de uma pátria.

Serviço 
Um olhar sobre o mundo - segunda-feira, dia 6, às 22h, na TV Brasil

Compartilhar: