“Caminhos da Reportagem” destaca cinema ambiental

Publicado em 07/12/2017 - 09:03 e atualizado em 07/12/2017 - 09:09

Programa entrevista realizadores de filmes e vídeos que têm a natureza como protagonista

O Caminhos da Reportagem que vai ao ar às 22h de quinta (7) discute como o cinema ambiental e a produção audiovisual podem ser ferramentas de conscientização e engajamento das pessoas. Para o jornalista André Trigueiro, especialista em meio ambiente, “o cinema tem magia, o audiovisual mexe nas fibras mais íntimas da gente, não é só no estado racional.” Esse cinema, mesmo não conquistando o circuito comercial, é “espetacular, genial e inspirador.”

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que acontece há 19 anos em Goiás, consolidou-se como o maior festival com essa temática na América Latina. Diretores, produtores, atores e público discorrem sobre a importância e os desafios do cinema ambiental.

Homenageada no festival, a atriz Dira Paes ressaltou o papel dessa produção enquanto denúncia de crimes e tragédias ambientais. “Quando a gente fala de ambiente, vai além do nosso próprio quintal e tem que pensar no todo, no que está acontecendo no mundo de bom e o que está acontecendo de ruim, degradante e extremamente triste”, afirma.

Os produtores indígenas Gilmar Galache, da etnia Terena, e Ademilson Concianza, da etnia Kaoiwá, fazem parte da Associação Cultural dos Realizadores Indígenas. Eles contam como usam o audiovisual para a preservação da cultura, troca de saberes e denúncia.

O programa ouviu cineastas, como o indigenista Vincent Carelli, criador do projeto Vídeo nas Aldeias, que formou cineastas indígenas nos anos 80; e João Amorim, produtor do Manual de Sobrevivência para o Século 21, série que discute sustentabilidade. A ONG World Wide Fund for Nature (WWF) revela como faz uso de vídeos para engajar os usuários nas redes sociais.

Serviço:
Caminhos da Reportagem: Planeta tela
Quinta-feira, 7 de dezembro, às 22h, na TV Brasil.

Compartilhar: