Premiado longa mexicano "Perfume de Violetas" vai ao ar na TV Brasil nesta segunda (8)

Publicado em 08/01/2018 - 08:57 e atualizado em 08/01/2018 - 09:00

Trama que aborda violência contra a mulher conquistou reconhecimento em vários festivais de cinema

O drama "Perfume de Violetas" é a atração da faixa Cine Ibermedia desta segunda (8), às 22h30, na TV Brasil. Premiado em Festivais importantes, o filme denuncia a violência contra a mulher ao acompanhar a rotina diária de duas jovens amigas.

Yessica e Miriam tornam-se muito próximas no Ensino Médio. Embora com temperamentos e experiência de vida diferentes, ela criam uma cumplicidade bem forte. As amigas compartilham cadernos, jogos, gostos, maquiagem e perfumes.

Tudo ia bem na vida das adolescentes até que os violentos Jorge e El Topi sequestam Yessica. A indiferença e o egoísmo dos adultos rompem a amizade das jovens e levam a uma tragédia. O quinto longa-metragem da diretora Maryse Sistach apresenta um final devastador que reflete as consequência da realidade repleta de crimes em grandes cidades.

Premiações

A produção mexicana foi reconhecida em diversos eventos do circuito da sétima arte. No Festival de Havana (Cuba), o longa foi premiado nas categorias Melhor Edição e Melhor Atriz estreante. O Festival de Lima (Peru) agraciou a obra com o Prêmio FIPRESCI. O drama conquistou Prêmio de Melhor Filme no Festiva de Santa Cruz (Bolívia) e de Melhor Atriz no Festival de Valdívia (Chile).

A Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas premiou o drama "Perfume de Violetas" em várias categorias: Melhor roteiro, Melhor Música, Melhor Atriz (Ximena Ayala), Melhor Atriz Coadjuvante (Arcelia Ramírez), Melhor Design de Arte e Figurino.

O longa recebeu ainda o Prêmio FIPRESCI e o de Melhor Atriz no Festival de Guadalajara (México). Já no Prêmios El Heraldo, também mexicano, a produção foi reconhecida nas categorias Melhor Filme e Melhor Direção.


Ficha Técnica
Ano: 2000. País de origem: México. Gênero: drama. Direção: Maryse Systach. Roteiro: José Buil. Elenco: Ximena Ayala, Nancy Gutiérrez, Arcelia Ramírez, María Rojo, Luis Fernando Peña, Gabino Rodríguez, Pablo Delgado, Clarisa Malheiros, Soledad González, César Balcazar, Eligio Meléndez. Inédito. Duração: 90 min. Classificação Indicativa: 18 anos

Serviço
Cine Ibermedia – "Perfume de Violetas" – segunda-feira (8), às 22h30, na TV Brasil

 

Compartilhar: