“Caminhos da Reportagem” exibe edição "Catadores de Sonhos" sobre lixão de Brasília

Publicado em 28/02/2018 - 17:46

Edição aborda o impacto do fechamento do lixão da Estrutual, no DF

O programa jornalístico Caminhos da Reportagem, que a TV Brasil exibe às 21h45 de quinta (1º), revela o novo destino do lixo do Distrito Federal e questiona representantes do governo do DF sobre a situação dos mais de dois mil catadores, que agora fazem a triagem de resíduos em galpões de coleta seletiva.

A maioria dos trabalhadores reclama da falta de resíduos recicláveis, o que resulta na queda da renda obtida com o serviço. De acordo com alguns deles, parte do material reciclável poderia ser reaproveitado, mas está tem sido enterrado junto ao lixo orgânico, no aterro sanitário de Samambaia (DF).

Especialistas analisam os perigos do lixão de Samambaia para o meio ambiente – principalmente por ficar em uma área de proteção ambiental – e os riscos para a saúde de catadores e população, devido à contaminação da água e aos gases tóxicos gerados pela decomposição do lixo.

Em meio a tantas dificuldades e vulnerabilidade social, os trabalhadores se articulam e cooperam. A Associação Viver garante aulas de reforço, esportes e artes aos filhos de catadores. O projeto Reciclando Sons oferece aulas de canto e de instrumentos musicais. O educador físico Alessandro Gomes, o “Seco”, fundou uma escolinha de futebol. Por meio dela, o Ituano Futebol Clube descobriu e contratou Deivid, de 14 anos, filho da catadora Suênia dos Santos.

Serviço:
Caminhos da Reportagem – Catadores de Sonhos
Quinta-feira, 1o de março, às 21h45, na TV Brasil.

Compartilhar: