Antônio Abujamra é homenageado no programa Recordar é TV desta terça (27)

Publicado em 26/03/2018 - 17:06

Programa celebra carreira do ator e diretor em conversa com Ziraldo nos anos 1980

A trajetória do saudoso ator e diretor Antônio Abujamra ganha destaque no Recordar é TV desta terça (27), às 22h45, na TV Brasil. A atração traça um panorama sobre a vida e a obra do artista que em 1989 concedeu entrevista para Ziraldo no programa O Papo, da extinta TV Educativa do Rio de Janeiro.

Saudado pelo grande público após sua interpretação do personagem Ravengar, na novela "Que Rei Sou Eu?", que foi ao ar no mesmo ano, Abujamra lança mão de frases de efeito, sempre irreverente em suas colocações no diálogo com o cartunista. O conteúdo da conversa foi recuperado do acervo preservado pela emissora pública.

O trabalho de Antônio Abujamra foi marcado pela inventividade, ousadia e provocação. O dramaturgo realizou espetáculos repletos de crítica e fantasia, eixos de sua personalidade. Homem de afetos, ele teve uma carreira consagrada na televisão, no cinema e no teatro. Bem-humorado, Abujamra tinha amplo conhecimento cultural e suas tiradas repletas de ironia eram apenas um aspecto da faceta desse genial nome das artes brasileiras.

Durante o diálogo com o cartunista Ziraldo, o ator e diretor comenta seus sucessos e fracassos nos palcos e nas telas. Pai do também artista Andé Abujamra, o homenageado reflete sobre suas andanças pelo mundo. Ele ainda aborda com profundidade a arte de interpretar sob a perspectiva de sua visão reflexiva e filosófica sobre a vida.

Natural do interior de São Paulo, Abu estudou filosofia e jornalismo. Após viagens no exterior, o dramaturgo foi um dos primeiros a introduzir os métodos teatrais de Bertolt Brecht e Roger Planchon nos palcos do Brasil. O espirito crítico do diretor esteve presente na efervescência do teatro nacional nas décadas de 1960 e 1970.

Antônio Abujamra faleceu em 28 de abril de 2015, aos 82 anos, vítima de um infarto. Com sua sagacidade característica, apresentou o programa Provocações, da TV Cultura, durante quase quinze anos com um estilo próprio de conduzir entrevistas.

A homenagem do Recordar é TV ao saudoso apresentador, dramaturgo, ator e diretor também vai ao ar no próximo sábado (31), às 18h, na TV Brasil.


Sobre a atração e as novas homenagens

O programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material preservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração. O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

Para as próximas semanas estão previstas edições temáticas com grandes ícones da música, além de homenagens a personalidades consagradas como Dias Gomes, João Nogueira, Perfeito Fortuna e Paulinho da Viola, entre outros.


Serviço:
Recordar é TV - terça-feira (27), às 22h45, na TV Brasil.
Recordar é TV - sábado (31), às 18h, na TV Brasil.

Compartilhar: