Embaixador da Ucrânia no Brasil fala ao Um olhar sobre o mundo

Publicado em 09/04/2018 - 09:20 e atualizado em 09/04/2018 - 09:23

O entrevistado de Um Olhar Sobre o Mundo nesta segunda-feira (9) é o embaixador da Ucrânia no Brasil, Tronenko Rostylav. O diplomata conversa com o jornalista Moisés Rabinovici sobre as relações entre os dois países e sobre as questões que envolvem a Ucrânia e outras nações como Rússia e Estados Unidos. O programa vai ao ar às 21h45, na TV Brasil. 

Na entrevista, Rostyak fala sobre a tomada da Crimeia e sua anexação pela Rússia em 2014, motivo de grande conflito entre a Ucrânia e o país de Vladimir Putin. Segundo o embaixador, a anexação da Crimeia foi uma "agressão de um vizinho" que deixou um saldo muito ruim para a Ucrânia. Para ele, o que aconteceu foi uma invasão sangrenta e uma anexação ilegítima.

Aborda ainda o desastre de Chernobyl, o acidente nuclear que ocorreu em abril de 1986, quando a região ainda integrava a antiga União Soviética e que ficou marcada como a pior catástrofe desse tipo no planeta. Rostyak conta que, passados 32 anos do desastre, Chernobyl atualmente está se transformando um centro de pesquisas de energias alternativas e mesmo em ponto de atração para muitos turistas que querem conhecer o lugar.

A Ucrânia e o Brasil comemoram 25 anos de relações diplomáticas. Na conversa com Rabinovici o embaixador revela alguns pontos do acordo espacial entre o Brasil e a Ucrânia para o desenvolvimento de foguetes e lançamento de satélites na Base de Alcântara, no Maranhão, que acabou desfeito pelo governo brasileiro. Rostyak disse que ainda assim o acordo deixou um grande legado porque ajudou o Brasil a se desenvolver nessa área e contribuiu para a formação de estudantes brasileiros que fizeram cursos específicos nas universidades ucranianas e hoje podem trazer esse conhecimento para o país.

Graduado em Línguas Modernas, pela Universidade Estatal de Kyiv Taras Shevchenko, o embaixador Rostyak  fala português fluentemente. Trabalhou como intérprete em Moçambique, foi ministro-conselheiro da embaixada da Ucrânia no Brasil (1999-2001); embaixador em Portugal (2005 a 2010) e, desde 2012, é embaixador no Brasil. É casado com a brasileira Fabiana, com quem tem uma filha, Mariana.

A Ucrânia é  terra de dois famosos brasileiros, a escritora Clarice Lispector, e o pioneiro da casa modernista brasileira, Gregori Waschavchik. Os ucranianos são considerados os italianos do leste europeu, porque gostam de boa comida, boa diversão e boa arte. No Brasil existe uma grande comunidade de ucranianos, principalmente no Paraná. 

Serviço:
Um olhar sobre o mundo - segunda-feira, dia 9, às 21h45, na TV Brasil

 

 

Compartilhar: