Programa “Mídia em Foco” debate o desenvolvimento da Inteligência Artificial

Publicado em 07/05/2018 - 08:40 e atualizado em 07/05/2018 - 08:50

A Inteligência Artificial é aquela demonstrada pelas máquinas em oposição à chamada inteligência natural, presente nos seres humanos e animais. “Aprendizado de máquina nada mais é do que um conjunto de registros de erros e acertos até que ele chegue numa solução”, define o Professor de Comunicação Digital da USP Luli Radfahrer, que participa do programa.

A relação entre inteligência artificial e mídia é cada vez maior. Empresas como Netflix, IBM, Google, Microsoft e Facebook têm investido bilhões de dólares no setor. Para se ter uma ideia dos avanços na área, o sistema cognitivo Watson, da IBM, já criou um comercial, uma marca e até o trailer de um filme.

Editor do site Inova.jor, Renato Cruz observa que “com os ‘robôs’, eles diminuíram o tempo de publicação, diminuíram a quantidade de erros, além de terem aumentado o volume de notícias.”

O Mídia em Foco ouve ainda o Doutor em Comunicação Lucas Vieira de Araújo, para quem “Inteligência Artificial é a capacidade da máquina de realizar determinadas tarefas como se fosse um ser humano. Então, você diz que a máquina é inteligente, ou seja, ela tem características humanas”.

Serviço:
Mídia em Foco: Inteligência Artificial
Segunda-feira, 7 de maio, às 22h45, na TV Brasil.

Compartilhar: