Mídia em Foco aborda a participação das mulheres no mercado audiovisual

Publicado em 04/06/2018 - 09:51

O protagonismo das mulheres no mercado audiovisual é o tema do programa Mídia em Foco, que vai ao ar na segunda (4), às 22h45, na TV Brasil. No programa, cineastas mulheres falam sobre os desafios e as mudanças ao longo dos anos na forma como as mulheres vêm sendo tratadas na telinha.  

“Com certeza houve uma mudança muito grande na forma como a gente retrata a mulher no cinema”, diz a cineasta Mara Mourão. “Quando eu comecei há dez anos não tinham distribuidoras dirigidas por mulheres e hoje metade são dirigidas por mulheres”, observa Barbara Sturm, diretora de conteúdo da Elo Company . 

“O Mistério do Dominó Preto”, de Cléo de Verberena, é considerado o primeiro longa-metragem dirigido por uma brasileira. Desde 1930, quando o filme foi lançado, até o final dos anos 1960, poucas mulheres dirigiram longas. E somente em 1984, com o lançamento de “Amor Maldito”, de Adélia Sampaio, tivemos um longa-metragem dirigido por uma mulher brasileira negra.

“Quando a gente pensa nos desafios das mulheres negras no mercado audiovisual eu identifico que o primeiro de todos os desafios é o mercado entender nosso direito de pertencê-lo”, afirma a cineasta Viviane Ferreira.

O protagonismo das mulheres no mercado audiovisual vem de longe. No final do século XIX, Alice Guy Blaché já explorava os recursos do cinematógrafo. A diretora francesa é considerada a mãe do cinema e foi pioneira na produção de filmes de ficção.

Até 1925, cerca da metade dos filmes produzidos em Hollywood era dirigida por mulheres. Mas com o desenvolvimento da indústria do audiovisual, a participação das mulheres em cargos de direção e roteiro se tornou cada vez menor.

 

Serviço
Mídia em Foco - segunda-feira, dia 4, às 22h45, na TV Brasil

Compartilhar: