Episódio da série Faróis do Brasil é premiado no Festival Militum

Publicado em 24/09/2019 - 11:03 e atualizado em 24/09/2019 - 11:06

O episódio 'Ilha Rasa', da série Faróis do Brasil, exibida pela TV Brasil, foi premiado no Festival de Cinema de História Militar - Militum, nesta segunda-feira (23), na categoria especial Sociedade Amigos da Marinha (Soamar).

O episódio 'Fortaleza de Santa Cruz da Barra', da mesma série, também estava entre as 10 obras finalistas da terceira edição do Festival Militum. A série Faróis do Brasil visita e conta as histórias dos principais faróis do país, alguns dos quais figuram como cartões postais.

 

Ao todo, 27 filmes, sendo 13 documentários, 10 ficções e quatro animações, participaram da disputa. Os filmes, produzidos entre 2006 e 2019, têm como tema a Segunda Guerra Mundial, a Força Expedicionária Brasileira, a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o Colégio Militar do Rio de Janeiro, a história do Tucano T-27 construído pela Embraer e os faróis de navegação históricos operados pela Marinha do Brasil.

​​A Comissão Organizadora do Festival Militum selecionou 10 obras para serem exibidas ao público durante os três dias do Festival, concorrendo às premiações concedidas pelo Júri Popular e pelo Júri Oficial. A premiação ocorreu no Salão Histórico do 1º Distrito Naval, no Rio de Janeiro.

Confira o episório premiado:

Militum

O Festival Militum foi idealizado e é dirigido pelo cineasta Daniel Mata Roque. O evento é organizado pela Pátria Filmes, em parceria com a Academia de História Militar Terrestre do Brasil - Seção Rio de Janeiro e a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - Direção Central. O Festival conta ainda com o apoio da Sociedade Amigos da Marinha - Rio de Janeiro, do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército/Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, do Portal FEB e do CH Grupo.

Faróis do Brasil

Em episódios de 26 minutos, a produção documental apresentada pela jornalista Tâmara Freire revela as histórias e as belezas naturais de diversos faróis do país, alguns dos quais figuram como cartões postais em suas regiões.

A série apresenta, em formato de reportagem especial, informações sobre os principais faróis brasileiros. A primeira temporada investigou cinco construções da Região Sudeste, no Rio de Janeiro, enquanto a segunda mostra quatro da Região Nordeste, na Bahia. Nesses locais, a apresentadora aborda a história do monumento e da cidade onde a construção está localizada. Ela também conversa com moradores da área que tenham forte ligação com o farol.

Os episódios semanais da série Faróis do Brasil contam com belas imagens aéreas dessas torres ao som de músicas relacionadas ao monumento visitado. Essa trilha sonora embala uma viagem em um universo de conhecimento. Produzido com equipe própria da emissora, o programa exibido toda quinta-feira às 22h tem horário alternativo na programação da TV Brasil. A série também pode ser acompanhada toda sexta-feira, às 5h30, e aos domingos, às 17h30.

As edições anteriores da produção documental pode ser acessadas no site http://tvbrasil.ebc.com.br/faroisdobrasil. A série realizada pelo canal público também podem ser vista no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Compartilhar: