EBC promove Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública

Publicado em 02/03/2020 - 09:39

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) promove o Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádio e TV nos dias 3 e 4 de março, em Brasília (DF). O evento, que reunirá cerca de 70 representantes de 50 emissoras de rádio e TV de todas as partes País, tem como objetivo fortalecer o relacionamento da Empresa com as afiliadas e trocar experiências sobre conteúdo, programação, estrutura e tecnologia. 

A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) é formada atualmente por 11 emissoras de rádio e 33 de televisão e pelos veículos públicos da EBC. Essas instituições firmaram contratos e acordos de cooperação em que se comprometem a transmitir a programação da EBC e a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico, capacitação e cessão de equipamentos. De acordo com a gerente de Rede de Rádios Públicas, Luciana Couto, a parceria possibilita importantes ganhos para as emissoras e para a EBC. “As emissoras podem contar com, desde a cessão de um canal, até apoio técnico-logístico. Já a EBC consegue levar sua programação às mais distantes regiões do país”, ressalta.

Em 2019, foram 430 conteúdos jornalísticos da RNCP/TV difundidos pela TV Brasil, com um total de 10.680 horas de conteúdo artístico transmitido. A média foi de 8 horas por dia de conteúdos da TV Brasil exibidos simultaneamente pela Rede, considerando os valores das Colaboradoras, Parceiras e Associadas.

Além desse significativo desempenho, a RNCP está em processo de expansão. Em julho deste ano, quatro novas emissoras de TV entrarão no ar. Até o ano de 2023, a EBC tem como objetivo chegar a cada capital brasileira com uma emissora afiliada de rádio e TV. Atualmente, a Rede está presente em todas as regiões do país com rádios em 10 estados e com canais de TV em 18 estados. 

A gerente de Assuntos Regulatórios e Projetos de Rede, Wanessa Bastos, ressalta a importância desse plano de expansão para o cumprimento da visão da Empresa de ser cada vez mais relevante para a sociedade. “A nova EBC tem como meta a expansão da Rede e o aumento do alcance do sinal das rádios e da TV para que exista realmente uma rede ampla, com regionalismo, e para que o Brasil se enxergue no próprio Brasil.  Isso sempre com o intuito de que a programação da TV Brasil e da Rádio Nacional esteja presente em todas as capitais e municípios, e também transmita o conteúdo do interior na grade nacional, regionalizando assim a nossa programação com o conteúdo deles”, ressalta.

Programação do Encontro

O primeiro dia do evento, em 3 de março, será aberto pelo Presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira Gomes, que fará uma apresentação sobre as recentes mudanças realizadas na Empresa, metas e objetivos para os próximos anos. Em seguida, o Diretor-Geral da EBC, Roni Baksys, vai apresentar as perspectivas para a Comunicação Pública em 2020. O Diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia, Alexandre Graziani, vai expor sobre o projeto de expansão da EBC para os próximos anos.

No mesmo dia, a Diretora de Jornalismo da EBC, Sirlei Batista, apresentará os planos para ampliação da cobertura jornalística nacional com apoio das emissoras da RNCP. O Diretor de Conteúdo e Programação, Denilson Morales, falará sobre a perspectiva de fortalecimento da Rede e aproveitará a oportunidade para apresentar aos participantes a nova grade de programação da TV Brasil, que irá ao ar no dia 16 de março.

No período da tarde, os gerentes executivos da EBC apresentarão aos participantes a estrutura da empresa, os conteúdos produzidos que estão à disposição das afiliadas e dados relevantes sobre a audiência dos veículos EBC.

No segundo dia, em 4 de março, as afiliadas terão oportunidade de apresentar suas emissoras, seus projetos, objetivos e necessidades. Também conhecerão como funciona a Ouvidoria da EBC e participarão de um debate sobre ações de fortalecimento da RNCP. Após o término do evento, os participantes realizarão uma visita guiada às instalações da Sede da Empresa.

RNCP

A gestão da Rede Nacional de Comunicação Pública é uma das competências da Empresa Brasil de Comunicação, prevista na lei 11.652/2008, que institui princípios e objetivos do sistema de radiodifusão pública no país.  Esta é a primeira vez que a EBC reúne em um único encontro emissoras de Rádio e TV para discutir desafios e estratégias de cooperação

Sobre a EBC

Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC é gestora dos veículos TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Portal EBC, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).

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