one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Acompanhe ao vivo a Semana de Jornalismo Digital

Imagem:

Compartilhar:

Acompanhe ao vivo a Semana de Jornalismo Digital

Criado em 21/08/12 09h25 e atualizado em 21/08/12 17h50

A EBC, em parceria com a Casa de Cultura Digital, transmite a abertura da I Semana de Jornalismo Digital ao vivo. O evento reúne especialistas para discutir as alterações do mundo digital na maneira de produzir e divulgar informação.

Serão levantadas questões como: Em que resultará toda essa profusão de cidadãos conectados em rede? Que momento é esse que estamos vivendo agora? Quais são os desafios dos profissionais de comunicação? Como fazer para produzir informação com qualidade na era da cultura digital? Se todos podem produzir e circular informações, qual o papel do jornalista?

O encontro irá envolver profissionais e estudantes de comunicação e iniciar um processo permanente de diálogo. É possível acompanhar o evento também pela nossa cobertura ao vivo pelo twitter @ebcnarede.

Confira a programação de hoje (21):

10h – Atividade de Abertura: Sesc e Casa da Cultura Digital

11h – A Informação na Era da Inteligência Distribuída
Entre os vários termos e funções que nasceram com a web 2.0, merece atenção a do Curador de Informação. Esta discussão começa a aparecer com certa frequência nos blogs de marketing especializados em mídias sociais. A nova atribuição profissional tem se revelado como elemento estratégico para definição de formatos de produção e distribuição do conhecimento em uma cultura de rede orientada para a inteligência distribuída. O intuito da palestra é promover uma reflexão sobre a curadoria de informação como uma atividade crítica que vai muito além da quantificação de likes e da capacidade de gerar e atender a audiência. Com Giselle Beiguelman, midiartista e professora

15h – Blogs de jornalismo e o impacto no debate público
Os blogs jornalísticos vem se consolidando como fonte de informação alternativa aos veículos tradicionais de comunicação. Será que não existe mais a necessidade da informação ser intermediada por um grande veículo? E o que munda quando a relação com o cidadão, leitor/co-produtor de informação, pode ser realizada diretamente? Experiências como o Huffington Post e Democracy Now revelam muito sobre este novo ecosistema informacional. O palestrante apresentará uma retrospectiva do cenário internacional, além da pesquisa “Anatomia da Blogosfera Brasileira”, diagnóstico que vem realizando ao longo deste ano com alunos do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero.
Com Renato Rovai, jornalista.

17h – A credibilidade do jornalismo e a força das redes interconectadas
Como funciona a rede mundial de computadores? Qual a importância de seus protocolos técnicos e arranjos funcionais para a construção da informação? Como essa nova infra-estrutura e as disputas que ocorrem no plano da tecnologia influem no processo de construção e circulação da informação? O jornalismo, discurso de poder baseado na taxonomia de um para muitos, pode se manter vivo na era do diálogo de muitos para muitos? Essas profundas questões serão abordadas neste encontro.
Com Sérgio Amadeu da Silveira, professor doutor da Universidade Federal do ABC

Provocação e moderação das palestras: Rodrigo Savazoni, realizador multimídia e Lia Rangel, jornalista

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário