one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Governo estuda redução tributária para telecomunicações, diz Paulo Bernardo

Imagem:

Compartilhar:

Governo estuda redução tributária para telecomunicações, diz Paulo Bernardo

Criado em 22/08/12 17h38 e atualizado em 23/08/12 10h33
Por Fernanda Cruz Edição:Lana Cristina Fonte:Agência Brasil

Sanção contra as teles deve melhorar serviço de celular no país, diz ministro
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, diz que lembrou que o governo pretende lançar o Plano de Universalização da Internet até o final de 2013

 

São Paulo – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje (22), na capital paulista, que o governo estuda diminuir a carga tributária federal das telecomunicações e que deve discutir o assunto também com os estados. Esses tributos, segundo o ministro, são muito altos no Brasil, representando, em média, 40% da fatura de uma conta de telefone, por exemplo. “Nós precisamos enfrentar esse problema”, reforçou.

A medida, de acordo com Paulo Bernardo, é uma resposta à demanda do país por novas tecnologias como a banda larga móvel, que apresentou aumento de 100% em 2011. No Brasil, 25% dos telefones celulares já têm disponibilidade para internet, informou o ministro.

Paulo Bernardo lembrou que o governo pretende lançar o Plano de Universalização da Internet até o final de 2013 e que, para isso, o país precisará ter toda disponibilidade de tecnologias existentes, como cabo, rádio, wireless e satélite.

O ministro disse que, ontem (21), em reunião que teve com a presidenta Dilma Rousseff, foi discutido o uso da frequência de 700 mega-hertz (MHz) para a banda larga. Ele informou que o governo avalia fazer uma licitação dessa frequência no segundo semestre de 2013. Hoje, a frequência de 700 MHz é destinada à radiodifusão, usada basicamente pelas emissoras de televisão aberta.

A licitação, de acordo com ele, depende da desocupação dos 700 MHz, que deve ocorrer até 2016, prazo estabelecido pelo governo para que haja a implementação da TV digital no país e o consequente desligamento do sinal analógico. “A Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] está fazendo um estudo e conclui, ainda neste semestre, se há possibilidade de acelerarmos esse agrupamento [dos canais], digitalizar mais rapidamente a TV, reagrupar antes de 2016 e passar a usar [a frequência] para a banda larga”.

O governo federal estuda também mecanismos de incentivo para estimular a compra de televisões digitais antes do prazo para a extinção do sinal analógico de TV.

Paulo Bernardo destacou ainda que, ontem, na reunião com a presidenta, ele recebeu a confirmação de que a emenda que inclui os smartphones na Lei do Bem, já aprovada no Congresso Nacional, será sancionada. Essa lei traz a desoneração de impostos federais para produtos e processos que tragam inovação. “Isso é importante porque vai facilitar a produção com menor custo, baratear o preço. Isso ajuda muito no desenvolvimento desse mercado”, disse o ministro.

Edição: Lana Cristina

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário