one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Site permite uso de Creative Commons no Instagram

Imagem:

Compartilhar:

Projeto lança selo Creative Commons para usuários do Instagram

Criado em 27/08/12 12h33 e atualizado em 27/08/12 19h30
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Site permite uso de Creative Commons no Instagram
Site permite uso de Creative Commons no Instagram (I am CC/Reprodução)

Nos últimos tempos, o Instagram tem se tornado um dos sites mais conhecidos na web. Com a proposta de postagem instantânea de imagens, a plataforma se tornou febre entre os usuários e acabou ultrapassando concorrentes como o Flickr. Porém, em termos de licenciamento de imagens a rede social ainda está atrás do principal concorrente. Essa distância deve diminuir com o lançamento do I am CC.

O serviço lançado pelo americano Philip Neustrom permite ao usuário disponibilizar a licença Creative Commons (se você não sabe o que é Creative Commons, leia o último parágrafo do texto) nas suas imagens. Em outras palavras, o I am CC vai fazer com que os usuários do Instagram deixem as suas imagens livres para uso na internet (desde que a fonte seja citada).

A idéia do projeto é criar um repositório livre para compartilhamento de imagens, tal como já é feito no Flickr (que conta com cerca de 200 milhões de imagens com Creative Commons). De acordo com Neustrom, se uma pequena fração do Instagram aderir ao licenciamento das imagens, o site tem capacidade de se tornar um movimento cultural de impacto.

Até a manhã desta segunda-feira (27), 2.676 pessoas haviam aderido ao projeto. Para usar o serviço, é só acessar o site I am CC e autorizar o acesso do serviço à sua conta do Instagram. Suas imagens estão livres para uso na internet de acordo com o licenciamento Creative Commons. A adesão ao I am CC é gratuita. 

O que é uma licença Creative Commons

O Creative Commons é um selo criado pela organização americana de mesmo nome. O objetivo da licença é garantir a difusão de obras criativas e os direitos dos autores dessas obras. Funciona da seguinte forma: quando alguém disponibiliza um material com o selo, ele pode ser reproduzido na internet desde que a fonte seja citada.

O Creative Commons ajuda criadores de conteúdo a mostrarem o seu trabalho na internet e também cria um banco livre de material multimídia na web. O Portal EBC utiliza a licença em seu conteúdo. Para mais detalhes sobre o funcionamento do selo, acesse o site oficial do CC no Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário