one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Com a tecnologia, usuário podem levar o rádio no bolso. É só baixar um aplicativo e ter conexão com internet

Imagem:

Compartilhar:

Conheça cinco aplicativos gratuitos para ouvir rádio no celular

Criado em 25/09/12 10h06 e atualizado em 27/09/12 12h49
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Com a tecnologia, usuário podem levar o rádio no bolso. É só baixar um aplicativo e ter conexão com internet
Com a tecnologia, usuário pode levar o rádio no bolso. É só baixar um aplicativo e ter conexão com internet (Foto: Guilherme Monteiro)

O rádio fez 90 anos no Brasil no último dia 7 de setembro. Durante esse período, ele enfrentou a concorrência da TV e, mais recentemente, da internet. E por mais que se tenha falado que as novas tecnologias viriam a “sepultar” o rádio, o que aconteceu na realidade foi a união delas.

Isso pode ser visto com o uso dos smartphones (telefones celulares com múltiplas funções), que mudaram a forma de alguns usuários ouvirem rádio. Alguns aplicativos para os sistemas operacionais iOS e Android ajudam os usuários não só a sintonizar a sua rádio preferida como também encontrar estações fora da sua cidade e até do país. Só é preciso um telefone com conexão para internet e um aplicativo. O Portal EBC selecionou e listou cinco dos melhores aplicativos de rádio para deixar você sempre sintonizado.

 

TuneIn está disponível para download grátis
TuneIn está disponível para download grátis (Divulgação)

TuneIn

O TuneIn é uma das melhores opções para quem deseja ouvir rádio a partir do celular, mas não quer ter muito trabalho para ficar procurando a sua estação preferida. Com mais de 70 mil rádios cadastradas, só é preciso colocar o nome da rádio em um formulário de busca e certificar se a estação está na lista.

Se preferir, o usuário pode escolher por categoria (música, notícias e esportes) ou por cidade. Um rastreador também mostra quais são as rádios próximas ao usuário. O TuneIn está disponível para iOS (sistema operacional para iPad, iPhone e iPod Touch), Android e outros celulares como Windows Phone e Blackberry. O aplicativo é gratuito, mas há uma versão que custa dois dólares e tem alguns recursos para você gravar programas de rádio.

 

Rad.io está disponível para iOS e Android
Rad.io está disponível para iOS e Android (Divulgação)

Rad.io

O Rad.io é o maior concorrente do TuneIn entre os aplicativos para escutar rádio em celulares e tablets. Disponível para iOS e Android, Rad.io conta com 7 mil estações disponíveis para o usuário. Assim como no TuneIn, também é possível pesquisar as estações preferidas por gênero, país e localização geográfica (rádios que estão próximas ao usuário). De acordo com review de um usuário no site oficial do aplicativo, o Rad.io é leve mas peca pelo pequeno número de rádios brasileiras.

 

iTuner radio é exclusivo para iOS
iTuner radio é exclusivo para iOS (Divulgação)

iTuner Radio

Ao contrário dos dois aplicativos anteriores, o iTuner Radio é um aplicativo exclusivo para iPhones e iPads. O app conta com 30 mil estações disponíveis. Alguns recursos do iTuner  permitem o compartilhamento de ações em redes sociais. Se você gostou de uma música ou de um programa no iTuner, pode compartilhar a informação no Facebook. De acordo com o site do app, o iTuner foi considerado um dos 10 melhores aplicativos para iOS no ano passado.

 

O Radio Indroid só está disponível para quem tem sistema Android no celular ou tablet
Creative Commons - CC BY 3.0 -

Radio Indroid

O Radio Indroid é um aplicativo feito apenas para o Android, sendo considerado um dos melhores aplicativos desse sistema operacional. A busca das rádios é feita por país (com direito a bandeiras dos países) ou por estilo musical. Uma função interessante do Indroid é a possibilidade de parar o aplicativo apenas agitando o telefone.

 

O Hot Rádio Brasil é um dos poucos aplicativos gratuitos para rádio feitos no Brasil
O Hot Rádio Brasil é um dos poucos aplicativos gratuitos para rádio feitos no Brasil (Divulgação)

Hot Rádio Brasil

A maioria esmagadora dos aplicativos de rádios criados no Brasil são pagos ou transmitem apenas uma emissora (são aplicativos oficiais). Uma das raras exceções é o Hot Rádio Brasil, que conta com algumas estações brasileiras. Ele é perfeito para usuários que não têm interesse de ouvir rádios do exterior, e assim como os outros aplicativos, é gratuito.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário