one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Robô Nao

Imagem:

Compartilhar:

Robô reproduz gestos humanos com auxílio de Kinect

Criado em 14/09/12 12h08 e atualizado em 14/09/12 13h24
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Robo Nao reproduz gestos humanos com o auxílio do Kinect
Robo Nao reproduz gestos humanos com o auxílio do Kinect (Davi Marques Pastrelo/USP)

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos está desenvolvendo um sistema para fazer com que um robô passe a reproduzir gestos humanos. O objetivo da pesquisa é fazer com que o robô seja utilizado para auxiliar pacientes no tratamento de fisioterapia.

Os testes são feitos no robô humanoide Nao (que foi importado da França em 2010) e no Kinect (um sensor de movimentos patenteado pela Microsoft e utilizado no videogame Xbox). “Quando o Nao foi comprado, ele fazia os movimentos básicos. O nosso trabalho é usar o Kinect para fazer com que ele reproduza gestos humanos”, afirma a professora Roseli Romero, uma das desenvolvedoras do projeto.

De acordo com a professora, o robô já consegue fazer movimentos complexos imitando uma pessoa. “Ele consegue fazer inclusive movimento de giros acompanhando uma pessoa. As maiores limitações no momento ficam por conta do tamanho diminuto de Nao: 60 centímetros." Subir escadas é uma tarefa mais complicada para ele.

Plano é fazer robô virar “oráculo e fisioterapeuta”

Projeto é fazer robô Nao auxiliar em tratamentos de fisioterapia
Projeto é fazer robô Nao auxiliar em tratamentos de fisioterapia (Davi Marques Pastrelo/USP)

O estudo pretende, no futuro, fazer com que Nao entenda falas humanas, as interprete e consiga responder questões usando um banco de dados. “Isso fará com que ele possa interagir ainda mais com as pessoas, respondendo perguntas e formulando respostas”, afirma a professora. Com isso, Nao poderia auxiliar alunos do ensino fundamental no aprendizado de matemática.

O desenvolvimento de mais movimentos também fará com que ele passe a ser utilizado em sessões de fisioterapia. “O robô poderia reproduzir os movimentos certos por inúmeras vezes. Pessoas que passam por tratamento de fisioterapia podem reproduzí-los até acerta-los”, explica Roseli.

Outro plano para o futuro é a criação de um time de futebol de robôs humanoides para participar da RoboCup, competição que reúne as melhores equipes do mundo e que será realizada em João Pessoa (PB) durante a Copa de 2014.

Assista ao vídeo do jonhy656, divulgado no Youtube, que mostra o robô reproduzindo gestos humanos:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário