one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alberto Azevedo discute direitos autorais na internet na Latinoware 2012

Imagem:

Compartilhar:

“A PIPA vai subir” debate direitos autorais na internet

Criado em 17/10/12 18h03 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Edgard Matsuki

Um tema polêmico esteve entre os assuntos discutidos no primeiro dia da Latinoware: a palestra “A PIPA vai subir”, abordou as leis que restringem a liberdade dos usuários na internet e que tendem a ser aprovadas em diferentes países. A palavra PIPA é uma alusão à Lei Protect IP Act, que foi proposta nos Estados Unidos e que previa que empresas pudessem trocar informações sobre usuários da internet.
 
Na palestra, Alberto Azevedo, especialista em segurança na internet, explicou que cedo ou tarde a liberdade individual da internet será prejudicada com a aprovação de leis como essa. De acordo com Azevedo, isso acontece porque é de desejo das grandes empresas manter o controle.

O especialista crê que o fechamento do Megaupload mostra a força dos conglomerados: “o Megaupload saiu do ar porque estava ligado ao projeto de um site de download grátis de músicas em que os artistas receberiam 70% do ganho em publicidade. Isso poderia ser uma ameaça ao mercado fonográfico”.
 
Marco Civil

Para Alberto, a aprovação do Marco Civil da internet pode ser a saída para as ameças impostas pelas novas leis: “É como se fosse uma constituição na internet. É importante que venha antes de outra lei que possa vir a cercear a nossa liberdade”. Para ele, há urgência em se aprovar o Marco Civil
 
Alberto Azevedo defende ainda que os usuários têm de começar a proteger os seus dados com criptografia (para evitar que empresas utilizem esse dados da navegação), protestar contra a aprovação de legislações restritivas (como aconteceu no caso da PIPA e SOPA) e previnir-se. Mas como? O palestrante defende que a melhor arma é o voto.

No vídeo abaixo, Alberto Azevedo fala sobre Marco Civil e a ameaça da PIPA

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário