one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Raspberry Pi foi desenvolvido na universidade de Cambridge

Imagem:

Compartilhar:

Computador de 25 dólares é apresentado em evento no Brasil

Criado em 12/10/12 14h27 e atualizado em 17/10/12 16h15
Por EBC

O número de brasileiros que possuem computador em casa tem aumentado. Segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a quantidade de residências com computador mais que triplicou na última década, de 10,6% para 38,3%. A popularização tem provocado queda de preços em modelos mais populares. Além disso, projetos querem reduzir ainda mais seus custos, como o computador de 25 dólares que foi mostrado no primeiro dia da IX Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware).

Conheça o Raspberry Pi, computador de 25 dólares

O Raspberry Pi tem 5,4 cm por 8,6 cm de tamanho, foi desenvolvido na universidade de Cambridge, no Reino Unido, e é comercializado nos Estados Unidos a partir de 25 dólares. Os diretores de uma empresa gaúcha de TI,  Claudimir Zavalik e Ankesh Sharma, mostraram o equipamento na edição 2012 da Latinoware. Entre as curiosidades do computador estão a sua placa única, ausência de disco rígido e armazenamento de dados e sistema via cartões SD.

Saiba mais

Latinoware 2012 debate soluções para o aumento de acessos à Internet no Brasil

Conheça cinco sistemas operacionais Made in Brasil

“As primeiras 100 unidades foram produzidas em dezembro de 2011. Em janeiro de 2012, a fundação abriu a venda de 10 mil unidades que foram produzidas na China e vendidas em 15 minutos”, conta Zavalik, afirmando ainda que o projeto quer ter aplicações educacionais e nasceu da necessidade de criar um aparelho de baixo custo para tal finalidade. “O computador tem apenas peças básicas para o funcionamento”, explica. O Raspberry PI pode ser usado por usuários leigos e desenvolvedores.

Confira no vídeo o bate-papo entre o repórter Edgard Matsuki (Portal EBC) e Zavalik sobre o Raspberry Pi

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O Raspberry PI tem o custo de 25 dólares apenas na Europa e Estados Unidos. Com construção quase “artesanal”, o preço no Brasil não consegue se equiparar ao do exterior: por causa dos impostos e outros custos, o Raspberry PI custa cerca de 350 reais. Além do preço, outra vantagem do computador é a mobilidade. Com 45 gramas, o equipamento pode ser levado no bolso. A única dificuldade dos usuários é com outros componentes como teclado, mouse e monitor.

A IX Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware) vai de 17 e 19 de outubro e ocorre em Foz do Iguaçu, no Paraná. Mais de quatro mil representantes de vários países devem participar do evento, que é considerado um dos maiores do gênero na América Latina.

* Com informações da Latinoware 2012

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário