one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


"“Não precisa saber nada de eletrônica para mexer no Arduino", diz Desiree dos Santos

Imagem:

Compartilhar:

O que é Arduíno?

Criado em 18/10/12 18h32 e atualizado em 18/10/12 19h06
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Arduino - 2
"Não precisa saber nada de eletrônica para mexer no Arduino", diz Desiree dos Santos (Foto: Beraldo Leal/CC)

Uma das palestras que mais chamou atenção do público no segundo dia da Conferência Latino-Americana de Software Livre foi a que mostrou coisas básicas para se fazer com um Arduino (ou Arduíno). A palestrante Desiree dos Santos ensinou, entre outras coisas, como fazer um sistema para ligar e desligar uma lâmpada por meio de um computador.

“Não precisa saber nada de eletrônica para mexer no Arduino. O principal é ter uma ideia na cabeça e o resto vai se aprendendo por demanda”, explica. Um exemplo de aplicação que ele pode ter é na criação de sensores para ligar e desligar ar-condicionado. “As possibilidades são infinitas”,diz

Três dicas se você quer começar a mexer com Arduino

Já que, segundo Desiree, qualquer pessoa pode começar a mexer com Arduino, a própria começou por hobby, ela dá algumas dicas para os iniciantes:

- Sites bons para comprar a placa de Arduino no Brasil são o Brasil Robotics  e o Hu Infinito. A placa custa cerca de 60 reais. Também é possível comprar um kit para iniciantes.

- Procure uma comunidade para participar e tirar dúvidas, seja ela virtualmente ou em encontros presenciais. Desiree diz que conheceu muita gente por causa do Arduino.

- Para não gastar 60 reais e queimar a placa de Arduino, uma dica é baixar programas simuladores de Arduino. Nesse site há algumas opções.

Mas o que é mesmo Arduino?

Você leu a matéria e não entendeu direito o que é Arduino. Então confira uma explicação simples, dada pela própria Desiree dos Santos:

Arduíno é uma placa “básica” de componentes eletrônicos criada na Itália. Com o Arduino é possível transformar outras ferramentas com sensores ou outras funções. O componente é um exemplo de open source. Ou seja, ele pode ser modificado e feito de outra forma. “Se eu quiser mudar alguma coisa no Arduino e criar o Latinowareino, eu posso”, diz Desiree.

No vídeo abaixo, Desiree comenta o funcionamento do Arduino.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário