one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Ônibus Hacker é repleto de grafites e faz "invasões" em eventos de tecnologia e cidadania pelo Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Ônibus Hacker “invade” Latinoware e se torna uma das atrações do evento

Criado em 19/10/12 13h52 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Edgard Matsuki Fonte:EBC

Em meio à Latinoware 2012 - IX Conferência Latino-Americana de Software Livre, construções robóticas e conversas sobre criações em códigos-fonte, um grupo de pessoas mexendo em massa de modelar, fazendo crochê, tocando violão e criando jogos de cartas chama atenção. Tratam-se dos integrantes do Ônibus Hacker, um veículo devidamente grafitado e que faz “invasões” em eventos de tecnologia e cidadania pelo Brasil.

Saiba mais

Latinoware 2012 debate soluções para o aumento de acessos à Internet no Brasil

“A PIPA vai subir” debate direitos autorais na internet

Quem pensa no nome Ônibus Hacker e imagina uma sala de computadores dentro de um veículo se surpreende ao conhecê-lo por dentro. Intimista, o ônibus tem um visual que faz com que os passageiros se sintam em casa.

Daniela Silva, uma das integrantes do ônibus, diz que o veículo é um instrumento para passar informação e também de diversão. “O ônibus nos dá a possibilidade de fazermos o que quisermos. Além disso, é um espaço menos vertical do que, por exemplo, as palestras da conferência”, explica. 

O Ônibus Hacker em imagens

Na Latinoware 2012, o Ônibus Hacker promove algumas oficinas. Uma delas usa massa de modelar caseira, uma câmera e um software de stop motion (técnica de fazer várias fotos virarem um filme). A ideia é representar dados disponibilizados pela Usina de Itaipu por meio de um filme em stop motion.

Daniela, que coordena a oficina, diz que tudo é feito na hora: “Para promover essa oficina, estou aprendendo a mexer no programa de stop motion em Linux”.

Muito do que acontece no Ônibus Hacker é pensado na hora. “Somos adeptos a prática do faça você mesmo. E as pessoas não devem ter medo de ousar aqui”, explica Lívia Ascari, uma das organizadoras do ônibus. Além da oficina de stop motion, está organizada uma oficina de rádio para o último dia de Latinoware.

História do Ônibus Hacker

A ideia de criar um Ônibus Hacker surgiu em 2009, quando um grupo de membros da comunidade Transparência Hacker pensou em uma forma de promover encontros “off-line” e começar a divulgar informações em defesa da política de dados abertos no país, entre outras coisas.

Em 2011, o plano começou a virar realidade quando eles colocaram o projeto de compra do ônibus no site Catarse. Eles pediram 40 mil reais para colocar o projeto em prática e receberam 58 mil.

Com o ônibus comprado, eles começaram a participar de eventos de tecnologia e de cidadania pelo Brasil. “Após a gente colocar o ônibus na estrada apareceu muita gente interessada. E começamos a ter participações para além do pessoal da Transparência Hacker”, diz Lívia.

Para a Latinoware, 16 pessoas embarcaram no Ônibus Hacker. Os próximos destinos do grupos devem ser Brasília (DF), Januária (MG) e Porto Alegre (RS). Todas as viagens estão programadas para novembro.

Confira o depoimento de Lívia Ascava sobre o Ônibus Hacker 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário