one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Da carcaça de máquinas caça-níqueis apreendidas pela polícia, bolsistas montam aparelhos eletrônicos

Imagem:

Compartilhar:

Projeto social transforma caça-níqueis apreendidos em produtos eletrônicos

Criado em 19/10/12 12h34 e atualizado em 19/10/12 13h05
Por Edgard Matsuki Fonte:EBC

A Conferência Latino-Americana de Software Livre tem atrações que vão muito além das salas de palestras. Alguns bons exemplos do uso da tecnologia para o bem social podem ser vistos no stand de exposições do Latinoware. Um desses melhores exemplos é o Projeto Alquimia, que atua em regiões de vulnerabilidade de Porto Alegre.

No projeto (que é feito pela rede Marista do RS), os participantes recebem as carcaças dos caça-níqueis apreendidos pela Polícia Federal, Polícia Civil do Rio Grande do Sul e Receita Federal e as transformam em aparatos eletrônicos. Entre os itens criados com base nos caça-níqueis estão relógios, computadores e videogames.

De acordo com Carlos Oviedo, um dos representantes do projeto em Foz do Iguaçu, quem bota “a mão na massa” são as crianças atendidas pelo projeto: “normalmente são bolsistas da escola Marista que passam por diversos estágio dentro do projeto”. Carlos é um dos exemplos. Ele começou como aprendiz e agora é coordenador.

A “alquimia” do projeto transforma o “placar” caça-níquel em relógio, os botões e o plástico viram uma guitarra virtual, já o monitor vira um computador. Detalhe: tudo que é feito no projeto Alquimia tem uso de software livre e componentes como o Arduino. Confira em imagens o que foi criado no Projeto Alquimia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário